O vice-Prefeito Wlademir Garbúggio, que está em campanha na busca pela sucessão de Walter Volpato como prefeito de Sarandi, não pode se esquivar, nem negar para a população (eleitores) o fato de que ele assinou, ou seja, endossou como prefeito em exercício o projeto com a exorbitante taxa de lixo que foi imposta aos moradores do município na época.
É importante destacar que, em 2023, moradores de Sarandi manifestaram-se ao vivo na BAND TV, enquanto protestavam em frente à Câmara Municipal, afirmando que dariam a resposta nas urnas, tanto para os vereadores que aprovassem a exorbitante taxa de lixo, quanto para o prefeito em exercício Wlademir Garbúggio que endossou essa situação inadmissível.
Confira a assinatura do prefeito em exercício Wlademir Garbúggio endossando o aumento da taxa de coleta de lixo acima de 300%
REFLEXÃO
Imagine se Wlademir Garbúggio se tornasse prefeito e decidisse implementar uma taxa exorbitante na conta de água? Será que teríamos mais protestos? É melhor evitar né?
Dizem que o brasileiro tem memória curta, mas na internet a memória é permanente. Confira abaixou reportagens sobre a mega taxa de lixo de Sarandi.
Moradores de Sarandi fazem manifestação contra a taxa de lixo:
PROTESTO CONTRA A TAXA ABUSIVA NA COLETA DE LIXO
No dia 27 de fevereiro de 2023, dezenas de moradores reuniram-se em frente à Câmara dos Vereadores de Sarandi, para protestar contra o aumento da taxa de coleta de lixo.
Após o encerramento da sessão, a população caminhou pela cidade até a casa do prefeito Walter Volpato (PSC). Em frente à residência, a população entoou palavras de ordem como Revoga já!, Po povo na rua, prefeito a culpa é sua! e Se você não revogar, isso aqui vai aumentar!. Assim que chegaram ao local, as massas repararam que luzes foram apagadas e cortinas foram fechadas.
Aprovado no fim de 2022, o aumento na taxa de coleta de lixo passou de 300%, atingindo valores de até R$ 1.900,00, ou seja, 67,4% superior ao valor cobrado para o mesmo serviço em Maringá.
Depois da revolta dos moradores quando os carnês chegaram às casas, a Prefeitura de Sarandi propôs um desconto de 30% para quem pagar o boleto à vista e um desconto de 15% para os que optarem pelo parcelamento.