1ª Corrida Guarda-Vidas leva esporte e entretenimento ao Carnaval do Litoral

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
5 Lidos

A Praia Brava de Caiobá foi palco de um evento especial neste domingo de Carnaval. Com a participação de 700 inscritos, entre militares, guarda-vidas e atletas em geral, o local abrigou a largada e a chegada da 1ª Corrida Guarda-Vidas, que teve como objetivo enaltecer uma das funções mais difíceis da Corporação e aproximar a comunidade da instituição.

A iniciativa integrou o calendário de corridas de rua de Matinhos. A prova teve percurso de 5 km, com largada às 7h30. A organização do evento ficou a cargo do Centro de Educação Física e Desporto do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CEFID-CBMPR), que teve apoio da prefeitura, das equipes do Verão Maior Paraná, e coordenação técnica da Leme Sports Eventos Esportivos. 

“Escolhemos o domingo porque normalmente é o dia mais tranquilo do Carnaval. A ideia era aproveitar esse momento de descontração do pessoal para oferecer alguma coisa diferente da rotina”, explicou o capitão Giovanni Raphael Ferreira, chefe do CEFID-CBMPR.

Quem provou que está com gás sobrando foi o cabo Robson Ferreira Alves, que terminou em primeiro lugar geral no masculino. Assim que concluiu a corrida, ele ainda entrou na água para realizar um resgate. “Fazer a prova foi muito bom. A gente treina diariamente, então é a consagração do final do verão. E terminando a prova ainda conseguir participar de um salvamento de dois adolescentes. A gente é bombeiro, guarda-vidas, 24 horas”, comentou o campeão, cujo tempo líquido foi de 15min54s. Ele participou do evento justamente na categoria guarda-vidas. 

Entre as mulheres, a primeira colocada foi Marjorie Sandy Canile de Castro, da categoria comunidade. Ela cruzou a linha de chegada em 19min48s. “Eu treino corrida há alguns anos, mas fazia três anos que eu não competia, então foi uma surpresa muito boa esse primeiro lugar. O evento foi ótimo, estava tudo perfeito”, vibrou a delegada da Polícia Federal, que é casada com um bombeiro de Paranaguá. 

MODALIDADES – O evento foi dividido em três modalidades: militares, comunidade e guarda-vidas (militares e civis). Cada uma delas teve premiação com troféu para os primeiros cinco colocados em geral, no masculino e no feminino.  

A modalidade comunidade, aberta a toda a população, distribuiu também troféus para os três primeiros colocados em cada uma das 10 categorias por faixas etárias. O mesmo aconteceu entre os militares, cuja divisão foi em 5 faixas etárias. Todos os participantes que finalizaram o percurso levaram para casa uma medalha alusiva à prova. 

Também receberam troféus seis guarda-vidas (três homens e três mulheres) pelo critério especial de representatividade. A homenagem foi destinada aos que estavam com os uniformes mais completos (ou representativos) de guarda-vidas durante a disputa da prova. 

Como a intenção era confraternizar e estimular a prática de esporte, a atividade física não poderia ficar restrita aos adultos. Assim, 25 crianças até 13 anos também puderam aproveitar a experiência na Corrida Kids, promovida com distâncias adequadas à idade dos pequenos atletas. 

ROTINA ESPORTIVA – A Corrida Guarda-Vidas foi a quinta e última atividade esportiva com envolvimento do CBMPR realizada no Litoral nesta temporada do Verão Maior Paraná. Antes, já haviam sido disputadas a Travessia dos Veteranos; o 3º Piriathlon de Areia; o Troféu Elite; e o Desafio Ronda dos Galáticos.

Para o chefe do CEFID, essa programação intensa de práticas esportivas variadas trouxe resultados para a instituição e para o Litoral. “Movimentamos centenas de pessoas, estimulando a prática esportiva nas mais variadas idades, em todas as cidades e com várias modalidades: tivemos ciclismo, natação, corrida. Além disso, ajudamos o Litoral, o comércio, a atividade socioeconômica de um modo geral, e integramos as subáreas de atendimento do CBMPR, as cidades do Litoral, com os nossos guarda-vidas”, disse o capitão Giovanni.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reuniu uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. Foram ofertadas atividades esportivas e de lazer que incluíram aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. Além do reforço na segurança, a agenda continua até o final de fevereiro com shows de grandes sucessos nacionais em Matinhos e Pontal do Paraná. Veja a programação no site www.verao.pr.gov.br.

  • Paraná desenvolvimento
Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.