Invest Paraná: Pequenos empreendedores farão treinamento para comercializar seus produtos na Shopee

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
4 Lidos
Missão comercial da Invest Paraná ao Canadá em abril vai levar produtos típicos paranaenses - como chá mate, bala de banana e farinha de pinhão - feitos por pequenos produtores do programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS). Intenção é abrir mercado de exportação para os pequenos produtores que participam do programa, que tem como objetivo fortalecer a produção a partir da criação de marcas regionais.

Pequenos produtores do Paraná terão a oportunidade de fazer um treinamento para comercializar seus produtos na Shopee. A parceria entre uma das maiores plataformas de vendas eletrônicas do mundo e a Invest Paraná, agência de promoção de investimentos do Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), beneficiará produtores atendidos pelo Programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS).

O programa valoriza as qualidades econômicas de cada região do Estado, inserindo valor comercial à produção de pequenos empreendedores, sem deixar de lado processos tradicionais e até históricos de como os produtos são feitos.

A iniciativa que promoverá a divulgação e comércio de produtos regionais do Paraná foi anunciada durante o Primeiro Encontro de Parceiros do VRS Mata Atlântica. O evento no Palácio das Araucárias, em Curitiba, reuniu empresas e secretarias parceiras do programa, além de representantes dos municípios de Antonina, Morretes e Guaraqueçaba no Litoral paranaense, região atendida pelo VRS Mata Atlântica, que atua com produtos de banana, palmito pupunha, açaí juçara, frutas sazonais e turismo.

Saiba já: “Ponte entre Maringá e Sarandi vai criar novo eixo de desenvolvimento na região”, diz Maria Victoria

O VRS também atua na região Centro-Sul, com erva-mate e pinhão, e no entorno da futura Represa do Miringuava, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, na produção agrícola local. O programa também está em fase de implantação no Vale do Ribeira, área que é grande produtora de tangerina e com grande potencial turístico.

Bruno Banzato, gerente de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, destaca a parceria como um dos bons resultados do Vocações Regionais Sustentáveis. “A gente sempre se esforça e luta muito pra fechar uma parceria dessas que realmente tenha vantagens para o nosso público”, define.

INCLUSÃO DIGITAL – O diretor de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Rogério Chaves, afirma que a oportunidade de modernizar processos e digitalizar a venda e divulgação ajudarão a promover e levar os produtos regionais do Paraná para locais muito distantes, os quais sem o auxílio da internet não seria possível. “Pessoas do outro lado do País, ou até de outros países, quem sabe, poderão consumir produtos paranaenses que até agora só estão disponíveis se comprados diretamente do produtor”, destaca.

Saiba já: Polícia Militar forma 362 soldados para reforçar segurança da região Norte do Paraná

Além disso, Chaves avalia a iniciativa como uma ação de inclusão digital e até mesmo financeira. “Sabemos que muitos dos produtores atendidos pelo VRS têm pouca ou nenhuma experiência com vendas online. Então eles irão aprender mais sobre o assunto, além de contar com toda uma plataforma de gerenciamento de processos, desde o pagamento, até a logística do envio dos produtos”, complementa.

EM BREVE – A novidade receberá inscrições em breve e estará disponível online até o ano que vem. Atualmente o projeto está em fase de desenvolvimento do edital de inscrição e seleção de produtores, que será publicado no próximo mês.

  • Paraná desenvolvimento
Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.