Maria Victoria (PP) vai melhorar o atendimento às pessoas com deficiência em Curitiba

Maria Victoria (PP)

A candidata a prefeita de Curitiba, Maria Victoria (PP), assinou uma carta de compromisso para melhorar o atendimento as pessoas com deficiência e seus familiares na cidade.

O documento redigido pela Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Paraná (Febiex) e APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Curitiba traz demandas das áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, Esportes, Cultura, Lazer, Transporte, Legislação e Empregabilidade.

“Nossa gestão vai priorizar pessoas, especialmente quem mais precisa com um olhar cuidadoso e atento”, reforçou a candidata Maria Victoria ao assinar o documento.

Maria Victoria possui uma trajetória política de iniciativas voltadas às pessoas e famílias com doenças raras. É autora de leis de conscientização, de protocolos de atendimento na rede pública e liderou o processo de ampliação do teste do pezinho. “É uma bandeira que carrego desde 2015. Com a ampliação o número de doenças diagnosticadas passou de 7 para 37 doenças”, explicou.

DEMNDAS – As Febiex e a APAE entidades atendem mais de 5 mil pessoas com deficiência em Curitiba. “São ótimas sugestões, muitas dessas solicitações já estão incluídas no nosso plano de governo, e vamos avançar mais para garantir um atendimento de qualidade para as pessoas com deficiência e seus familiares”, acrescentou.

PROPOSTAS – Maria Victoria vai criar a “Casa do Autista” de Curitiba, um complexo neurossensorial especializado que atenderá gratuitamente crianças de 3 a 12 anos de idade. O local reunirá diagnósticos, atendimento multiprofissional, medicina interativa, formação para pais e responsáveis, capacitação para a rede escolar, centro de convivência e centro de altas habilidades.

Também vai ampliar o número de tutores para crianças com TEA nas escolas regulares e construir mais duas escolas municipais que promovam o acolhimento de portadores de necessidades especiais, além do aumento do quadro de profissionais especializados para as três escolas já em funcionamento.

BIO – Maria Victoria está no terceiro mandato de deputada estadual. Tem 10 anos de vida pública e mais de 100 leis aprovadas e sancionadas. Foi eleita em 2023 para a segunda-secretaria da Assembleia Legislativa. É a presidente estadual e municipal do Progressistas.

Maria Victoria é empresária, formada em administração hoteleira na Suíça, fez estágio por seis meses na China e participou de missões humanitárias na África.

É pós-graduada em Gestão Pública e cursou MBA em Relações Governamentais na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Estudou sobre primeira infância na Universidade de Harvard (EUA).

Com leis e iniciativas nas áreas da Educação, Saúde, Doenças Raras e Proteção da Mulher, Maria Victoria tem uma atuação voltada a quem mais precisa. Também defende investimentos em Inovação e Energias Renováveis para gerar novos empregos e oportunidades.

Maria Victoria tem 32 anos, é casada com o advogado Diego Campos e tem três curitibinhas: Maria Antonia, Maria Valentina e Maria Stefania

  • Paraná desenvolvimento
Compartilhe este artigo