Oficina gratuita de introdução à robótica acontece na próxima semana no Museu Paranaense

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
3 Lidos
Oficina de introdução à robótica

O Museu Paranaense (MUPA) promove no próximo sábado (3), às 10h, uma atividade diferente para o público: a oficina de introdução à robótica “Corpo-máquina: um paralelo entre a robótica e a anatomia humana”. A atividade integra a programação do Programa Público “Corpos, Indícios – Matrizes, Espécies”, que investiga as linguagens transversais do corpo.

Essa oficina foi desenvolvida pelo Projeto de Extensão “O Projeto”, espaço maker da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), especialmente a convite do museu.

A atividade é gratuita, com a oferta de 20 vagas, com duração de cinco horas e destinada a maiores de 16 anos. Para participar, é necessário se inscrever por meio deste formulário. O resultado ficará exposto no Museu Paranaense durante o domingo, dia 4.

O público terá a oportunidade de acompanhar uma introdução à robótica, com a montagem de uma mão que aplica fundamentos de mecânica, eletrônica e programação, com conhecimentos práticos e teóricos de um protótipo de projeto. Um paralelo entre o corpo humano e o corpo artificial, por meio de uma visão de engenharia e desenvolvimento.

Ao ver células nervosas como fios condutores, músculos como motores e o cérebro como um microcontrolador, a tecnologia traz uma ideia de como a ciência é capaz de mimetizar o corpo humano. Assim, “Corpo-máquina: um paralelo entre a robótica e a anatomia humana” oferece a experiência de como máquinas do nosso dia a dia podem ser pensadas como uma simulação do corpo humano, e como o corpo humano pode ser visto como uma máquina.

“O Projeto” é uma ação de extensão que integra diversos cursos, não se limitando a estudantes da UTFPR, para se unir num espaço maker situado dentro do câmpus Curitiba da UTFPR. O objetivo, além de desenvolver as capacidades técnicas e sociais dos alunos, é promover a integração entre a universidade e a sociedade, fazendo com que o resultado dessa união seja o surgimento de ideias inovadoras num processo colaborativo e compartilhado.

PROGRAMA PÚBLICO – O Programa Público é uma forma de convidar a comunidade a se aproximar, refletir e se envolver com um assunto. Para isso, o MUPA propõe uma programação especial, estendida e gratuita com diferentes ações que evocam determinada temática de forma diversa e interdisciplinar.

Serviço:

Oficina de introdução à robótica

Data: sábado (03/07), às 10h

Inscreva-se AQUI

Local: Museu Paranaense – Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

  • Paraná desenvolvimento
Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.