Deputada Maria Victoria (PP) participa do lançamento do Hospital Veterinário Público de Curitiba

Repórter Jota Silva
Deputada Maria Victoria (PP) participa do lançamento do Hospital Veterinário Público de Curitiba

A deputada estadual Maria Victoria (PP) participou, na quarta-feira (17), do lançamento do Hospital Veterinário Público de Curitiba, o primeiro hospital desse tipo no Paraná. O projeto foi apresentado pelo prefeito Rafael Greca e pelo vice-prefeito, Eduardo Pimentel.

Maria Victoria destacou a importância de políticas públicas que aliem proteção animal, cuidado ao meio ambiente e prevenção e controle de doenças. “A construção de um Hospital Público Veterinário foi uma proposta que eu apresentei em 2016, na campanha para a prefeitura de Curitiba. Muito feliz em ver esse sonho concretizado”, disse.

O prefeito Rafael Greca afirmou que o Hospital Veterinário Municipal de Curitiba deve começar a funcionar ainda em 2024. “Eu imagino ver pronto o Hospital Veterinário de Curitiba o mais rápido possível, sendo a data última o dia 4 de outubro, Dia de São Francisco de Assis”, afirmou.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel lembrou que a criação do Hospital Veterinário Municipal de Curitiba vem para ampliar o trabalho realizado pela Rede de Proteção Animal de Curitiba, com as castrações públicas, as microchipagens gratuitas, o Banco Municipal de Ração, a ambulância de resgate para animais feridos e o Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar).

“Os atores que estão aqui presentes, as ONGs e os protetores independentes fazem um trabalho muito importante e dão esse suporte à Rede de Proteção Animal de Curitiba”, disse.

ATENDIMENTOS – A previsão é que o Hospital Veterinário Municipal comece a funcionar ainda em 2024, com estrutura e corpo técnico especializado para atendimentos veterinários de média e alta complexidades, de forma prioritária para animais de estimação de moradores em situação de vulnerabilidade social e de protetores de animais registrados junto à Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba.

Será viabilizado o início da prestação de serviços gratuitos para pets, como consultas veterinárias, cirurgias, exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem, atendimento ambulatorial e internação, contemplando também especialidades como clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia, de forma similar como já ocorre em municípios como São Paulo.

LOCAL – O Hospital será construído em uma área doada pela Votorantim Cimentos, no bairro Taboão. Além do Hospital também está instalado o Parque Municipal São Francisco, onde hoje existe o Parque das Esculturas da Votorantim, e será o 49º parque municipal para os moradores de Curitiba.

FUNCIONAMENTO – A emenda parlamentar do deputado federal Delegado Matheus Laiola garantiu a transferência de R$ 4,5 milhões a serem transferidos para o município de Curitiba para custear o funcionamento do Hospital.

PRESENÇAS – Também participaram do lançamento do Hospital Veterinário Municipal de Curitiba o deputado federal e secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; os deputados estaduais Márcia Huçulak e Luis Corti; os vereadores Tico Kuzma, Alexandre Leprevost, Beto Moraes, Hernani, João da 5 Irmãos, Jornalista Márcio Barros, Oscalino do Povo, Osias Moraes, Professor Euler, Rodrigo Reis e Sidnei Toaldo; a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, além de secretários municipais e administradores regionais.

Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.