Estão abertas as inscrições para especialização em gestão de ambientes de inovação

Estão abertas as inscrições para especialização em gestão de ambientes de inovação Foto: SETI-PR

O Governo do Paraná iniciou o processo de inscrição para o curso de especialização em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação, ofertado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). São 140 vagas exclusivas para profissionais que atuam na área da inovação com graduação em diferentes campos do conhecimento. O conteúdo da pós-graduação será ministrado na modalidade de ensino a distância (EaD). As inscrições são gratuitas e seguem até 9 de janeiro, em formato online, com previsão de início das aulas em 17 de março.

A Iniciativa é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec). O objetivo é fortalecer a capacidade de gestão dos ambientes de inovação, preferencialmente nos 490 espaços criativos credenciados pelo Separtec, capacitando os profissionais para fomentar a integração entre ciência, tecnologia e desenvolvimento regional.

De acordo com o edital, o curso terá duração de dois anos com carga horária total de 390 horas. O programa de estudos abrange 13 disciplinas, incluindo temas como empreendedorismo, fomento, gestão estratégica, liderança, modelos de negócios, políticas públicas e sustentabilidade. Os participantes irão desenvolver um plano de gestão para os ambientes promotores de inovação como trabalho de conclusão.

PRIORIZAÇÃO – Segundo o coordenador do Separtec, José Maurino Oliveira Martins, o curso é uma forma de priorizar a gestão dos espaços inovadores. “A gestão de ambientes inovadores requer qualificação, habilidades e conhecimentos específicos, e o curso de especialização aborda as técnicas mais atuais em relação ao gerenciamento desses espaços”, afirma. “Os alunos terão contato com professores e profissionais da área de inovação e a oportunidade de vivenciar a governança desses ecossistemas”, conclui.

A coordenadora do curso, a professora Sandra Mara de Andrade destaca o papel da especialização no aprimoramento dos ambientes inovadores. “A iniciativa potencializa e contribui positivamente para o desenvolvimento dos ambientes de inovação credenciados no Paraná, com profissionais qualificados que, ao participarem do curso, contribuem na organização dos processos desses ambientes”, diz a docente.

PROVAS – O processo de seleção será realizado no dia 22 de janeiro de 2025. A avaliação é composta por uma prova online, realizada no ambiente virtual de aprendizagem da Unicentro, com dez questões e duração de uma hora; e pela análise curricular do candidato. Cada etapa equivale a 50% da nota. Os gabaritos serão divulgados no dia seguinte e o resultado está previsto para 4 de fevereiro.

SEPARTEC – O Separtec atua na articulação dos ativos tecnológicos paranaenses, com proposição de políticas públicas voltadas para um ambiente favorável ao desenvolvimento regional, com foco na inovação. Nesse cenário, o governo estadual mantém o credenciamento de ambientes promotores de inovação como um pré-requisito para a aplicação de recursos públicos, em conformidade com a Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná.

Atualmente, estão credenciados 490 ambientes em 65 cidades paranaenses. São 53 incubadoras; 63 pré-incubadoras; 12 aceleradoras; 74 hubs de inovação; 64 centros de inovação; 154 espaços maker; 34 agências de inovação e núcleos de inovação tecnológica; e 36 parques tecnológicos, sendo 10 em operação, 15 em planejamento e 11 em implantação.

Serviço:

Curso de Especialização em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação

Inscrições: até 9 de janeiro – Edital AQUI

Provas: 22 de janeiro

Resultado: 4 de fevereiro

Matrículas: 11 a 21 de fevereiro

Início das aulas: 17 de março

  • Paraná desenvolvimento
Compartilhe este artigo