Até 27 de dezembro, pessoas jurídicas podem destinar até 1% do seu imposto de renda ao Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA) e apoiar projetos e ações que garantam os direitos deste público em todo o Estado. O Lide Paraná, com apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, realizou nesta terça-feira (12) um encontro com representantes das empresas associadas à entidade para explicar e exemplificar como essa destinação pode modificar vidas.
O evento teve como foco esclarecer os empresários sobre o processo de doação e destinação dos recursos para este e outros fundos similares, que são geridos pelo Estado e têm por objetivo financiar projetos sociais prioritários.
Segundo o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, o encontro foi muito produtivo. “Infelizmente, ainda há preconceitos que acabam tomando corpo e impedindo empresários de destinarem seus impostos. Às vezes, os boatos se sobressaem e nossa missão aqui hoje foi, justamente, falar com um público formador de opinião para que cada vez mais pessoas busquem informações confiáveis e façam sua contribuição para um Estado ainda melhor para se viver”, destacou.
O evento ressaltou que essa prática é uma maneira direta e eficaz de empresas investirem no desenvolvimento social da comunidade, promovendo impacto positivo ao mesmo tempo em que cumprem com obrigações fiscais.
Dados apresentados pela Receita Federal, mostram que o Paraná, possui capacidade para recolher R$ 615 milhões em doações, porém, apenas 5% desse valor, R$ 33 milhões, são destinados para projetos e fundos estaduais.
“A iniciativa é uma oportunidade concreta para que as empresas se envolvam diretamente no desenvolvimento social do Paraná, contribuindo com recursos que têm o poder de transformar realidades e fortalecer nossa comunidade”, ressaltou a presidente do Grupo Lide Paraná, Heloisa Garret.
Se acordo com ela, é essencial desmistificar preconceitos e incentivar uma nova cultura de responsabilidade social no setor empresarial.
Durante a manhã, foram apresentados cases como do Hospital Pequeno Príncipe, Gerar e Grafo Audiovisual, que já possuem experiências na área da captação e trabalhos com projetos sociais.
COMO DOAR – É possível fazer a doação de duas maneiras: doação no ano-calendário, em que é feita agora e se ganha desconto no cálculo do
Imposto de Renda do ano que vem, ou destinação na declaração, em que são encaminhados os valores sobre a renda do ano passado na hora de preencher a declaração do IRPF.
Além disso, é possível doar diretamente ao Fundo Estadual para a Infância e Adolescência ou, ainda, para iniciativas do Banco de Projetos.
SOBRE O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o LIDE Paraná tem entre seus objetivos atuar na construção de uma agenda positiva voltada ao fortalecimento da economia do Estado. Se posiciona como um hub de negócios para a promoção de oportunidades de investimento, desenvolvimento econômico e social e construção de conexões, estimulando as interações e o networking empresarial.
É voltado também à discussão de temas econômicos e políticos de interesse nacional. O LIDE tem hoje 23 unidades no Brasil e 17 unidades internacionais, sendo a do Paraná reconhecida como unidade referência do Sistema.