Primeira reunião do comitê de combate à violência contra a mulher será na próxima terça

A iniciativa tem como objetivo melhorar as políticas relacionadas à prevenção e combate às violências e a qualificação do atendimento às mulheres em situação de violência ou risco

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
4 Lidos
Primeira reunião do comitê de combate à violência contra a mulher será na próxima terça Foto: SESP-PR

O Governo do Paraná realiza na próxima terça-feira (19) a primeira reunião do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres do Paraná, encontro que marcará a instituição formal do colegiado e o início de suas atividades. A criação do comitê foi articulada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e representa mais um avanço na estrutura de proteção às cidadãs. 

A iniciativa do Governo do Estado tem como objetivo melhorar as políticas relacionadas à prevenção e combate às violências e a qualificação do atendimento às mulheres em situação de violência ou risco, por meio de ações interinstitucionais.

“O comitê é uma força-tarefa que vai executar e monitorar políticas para combater a violência de forma integrada e transversal, combinando recursos, esforços e conhecimentos”, explica a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.

Durante o encontro será apresentado o Plano de Ação 2024. Entre os principais projetos estão dez seminários regionais e as ações em cinco macrorregionais na segunda edição da Caravana Paraná Unido pelas Mulheres.

O comitê vai se reunir mensalmente e focar em seis eixos temáticos: prevenção, atendimento e suporte às vítimas; fortalecimento da rede de proteção e atendimento; enfrentamento e responsabilização; pesquisas, estudos e dados; e legislação e regulamentação.

Composto por representantes de seis secretarias de Estado e suas vinculadas, o colegiado reúne ainda representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, representantes do Tribunal de Justiça (TJPR), Assembleia Legislativa, além do Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil – seção Paraná (OAB-PR).

Pelo Estado, fazem parte as secretarias estaduais da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Segurança Pública (Sesp), Saúde (Sesa), Desenvolvimento Social e Família (Sedef), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Justiça e Cidadania (Seju).

“A violência contra a mulher é complexa e precisa de medidas conjuntas para que possam viver plenamente sua vida”, afirma o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.

“A primeira reunião é um momento histórico, um grande passo que damos juntos”, complementa o secretário de Justiça e Cidadania, Santin Roveda.

Membros do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres Paraná:

– Leandre Dal Ponte, secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi)

– Mariana de Sousa Machado Neris – Semipi

– Viviane da Paz de Carvalho – Seju

– Quelen Silveira Coden – Sedef

– Sílvia Cristina de Lima – Sedef

– Carolina Pauletto Ferraz Zancan – Sesp / Polícia Militar

– Marina Luiza Monteiro – Sesp / Polícia Militar

– Luciana de Novaes – Sesp / Polícia Civil

– Alcileny Adriana de Cunha Artigas – Sesp / Polícia Civil

– Mariana Ulysséa de Quadros – Sesp / Polícia Científica

– Carolina Dias – Sesp / Polícia Científica

– Carla Konieczniak Aguiar – Sesa

– Carolina Bolfe Poliquesi – Sesa

– Stela Regina Fischer – Seti

– Sandra Lourença de Andrade Fortuna – Seti

– Ivanete Paulino Xavier – Conselho Estadual dos Direitos da Mulher

– Carmen Regina Ribeiro – Conselho Estadual dos Direitos da Mulher

– Tatiane Bueno Gomes – TJPR

– Taís de Paula Scheer – TJPR

– Ana Carolina Pinto Franceschi – MPPR

– Rafael Osvaldo Machado Moura – MPPR

– Mariana Martins Nunes – DP

– Marcia de Fátima Leardini Vidolin Dresch – OAB-PR

– Nanci Stancki da Luz – OAB-PR

Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.