Ponte de Morretes sofre bloqueio parcial para novas obras a partir desta segunda-feira

Repórter Jota Silva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), informa que a ponte metálica sobre o Rio Nhundiaquara em Porto de Cima, distrito de Morretes, no Litoral, será bloqueada parcialmente a partir desta segunda-feira (24) para finalizar as obras de reforma e manutenção em andamento.

A ponte, que fica na rodovia PR-411, já recebeu serviços de tratamento e reforço das estruturas metálicas e de concreto nas laterais e abaixo dela, mas para a etapa final, no tabuleiro, será necessário o bloqueio parcial do tráfego de veículos. O investimento na reforma é de R$ 1.844.444,43.

Atendendo a solicitações de lideranças, comunidade e comércios locais, os serviços serão realizados em intervalos e, principalmente, no período noturno com o objetivo de garantir o acesso de visitantes ao distrito nos dias e horários de maior movimento, uma vez que o turismo é a principal fonte de renda da localidade.

A operação pare-e-siga, típica em obras desse tipo, não será possível no caso da ponte sobre o Rio Nhundiaquara, já que ela é de pista única.

A maior atividade na obra agora será a demolição das placas de concreto do tabuleiro da ponte e sua substituição por um novo gradil metálico, que vai exercer menos peso sobre o restante da estrutura e garantir uma sobrevida maior. Os serviços estavam previstos para a semana passada, mas foram adiados para esta, uma vez que não é possível realizar a soldagem do gradil embaixo de chuva.

DESVIO – Durante os horários de interdição, usuários podem acessar Porto de Cima ou a PR-410 por meio de Morretes, pela PR-408. Pedestres e ciclistas poderão fazer a travessia mesmo durante os serviços na ponte, por meio de uma passarela temporária ao lado da estrutura.

CRONOGRAMA – Os serviços na obra serão executados principalmente durante o período noturno, sem bloqueios de tráfego nas sextas-feiras e sábados, e no domingo somente após as 22h. Iluminação específica para as atividades será empregada durante os trabalhos, que devem durar 45 dias, até 6 de setembro.

Confira o cronograma previsto (a programação pode ser alterada devido às condições climáticas e ao desenvolvimento dos serviços previstos):

Julho

24 – Interdição a partir das 19h

25 – Interdição o dia todo

26 – Interdição o dia todo até as 06h do dia seguinte

27 – Interdição das 19h às 06h

28 – Sem interdição

29 – Sem interdição

30 – Interdição das 22h às 06h

31 – Interdição a partir das 19h

Agosto

1 – Interdição o dia todo

2 – Interdição o dia todo até as 06h do dia seguinte

3 – Interdição das 19h às 06h

4 – Sem interdição

5 – Sem interdição

6 – Interdição das 22h às 06h

7 – Interdição a partir das 19h

8 – Interdição o dia todo

9 – Interdição o dia todo até as 06h do dia seguinte

10 – Interdição das 19h às 06h

11 – Sem interdição

12 – Sem interdição

13 – Interdição das 22h às 06h

14 – Interdição a partir das 19h

15 – Interdição o dia todo

16 – Interdição o dia todo até as 06h do dia seguinte

17 – Interdição das 19h às 06h

18 – Sem interdição

19 – Sem interdição

20 – Interdição das 22h às 06h

21 – Interdição a partir das 19h

22 – Interdição o dia todo

23 – Interdição o dia todo até as 06h do dia seguinte

24 – Interdição das 19h às 06h

25 – Sem interdição

26 – Sem interdição

27 – Interdição das 22h às 06h

28 – Interdição a partir das 19h

29 – Interdição o dia todo

30 – Interdição o dia todo até as 06h do dia seguinte

31 – Interdição das 19h às 06h

Setembro

1 – Sem interdição

2 – Sem interdição

3 – Serviços finais sem interdição

4 – Serviços finais sem interdição

5 – Serviços finais sem interdição

6 – Serviços finais sem interdição

Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.