Cônsul-geral da Itália em Curitiba, Salvatore Di Venezia, é homenageado na Assembleia Legislativa

Repórter Jota Silva

A Assembleia Legislativa do Paraná homenageou durante o Grande Expediente da sessão plenária desta segunda-feira (20) o cônsul-geral da Itália em Curitiba, Salvatore Di Venezia. A proposição dos deputados Ademar Luiz Traiano (PSD), Alexandre Curi (PSD) e da deputada Maria Victoria (PP) teve por objetivo promover uma distinção com a entrega de Menção Honrosa para marcar a passagem do representante italiano que, após seis anos à frente da representação italiana na capital paranaense, retorna ao país natal para novas atribuições.

A distinção é o reconhecimento ao trabalho realizado pelo cônsul italiano junto às comunidades italianas no Sul do Brasil. Sob sua chefia, o Consulado-Geral da Itália no Paraná e Santa Catarina ganhou uma nova sede. Promoveu iniciativas de cooperação educacional que possibilitaram a aprendizagem do idioma italiano para crianças, jovens e adultos, através de parcerias com a Universidade Federal do Paraná e a rede municipal de ensino de Curitiba.

Di Venezia desenvolveu diversas ações de diplomacia cultural entre o Paraná e a Itália, que gerou empregos através de importantes atividades econômicas da indústria criativa paranaense, tal como o Festival Mia Cara Curitiba, além de ações em parceria com instituições como a Sociedade Giuseppe Garibaldi, o Centro de Cultura Italiana e o Centro Cultural Dante Alighieri.

Comitiva

A comitiva italiana formada pelo cônsul-geral Salvatore Di Venezia e pela consulesa Liris Bogo, pelo assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, e pelo conselheiro-geral dos Italianos no Exterior, Walter Petruziello,  foi recebida na sala da Presidência pelos proponentes da Menção Honrosa, presidente deputado Ademar Luiz Traiano (PSD) e sua esposa Rose Traiano, pelo primeiro-secretário deputado Alexandre Curi (PSD) e pela segunda-secretária deputada Maria Victoria (PP), acompanhada de seu esposo Diego da Silva Campos, e seus pais Cida Borghetti, presidente da Sociedade Giuseppe Garibaldi, e Ricardo Barros, deputado federal licenciado e secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços.

Após almoço da Comitiva com os parlamentares e convidados, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, concedeu entrevista coletiva e disse que a Menção Honrosa ao cônsul da Itália acontece por ocasião da sua transferência e que “ele já esteve aqui por inúmeras vezes, é um homem que sempre manteve uma relação estreita com o Poder Legislativo do Paraná, de uma sensibilidade ao atendimento às pessoas e o Paraná vai perder com a sua ausência, por isso a nossa homenagem a ele na Sessão Plenária de hoje”, concluiu.

A deputada Maria Victoria explicou a importância da passagem do cônsul Di Venezia pelo país que “inovou sobremaneira o intercâmbio cultural entre Itália e Brasil, criando o evento “Mia Cara Curitiba” que já está indo para 11ª edição, sempre cuidou muito bem dos interesses dos paranaenses dentro do consulado e merece esse voto de congratulações, e a passagem é apenas do cargo, a amizade fica e o Paraná será sempre a sua casa”.

Para o cônsul-geral Salvatore, “a homenagem é motivo de orgulho, de honra e receber esta homenagem hoje aqui na Assembleia do Paraná é uma coroação da minha carreira, pois logo vou me aposentar e por isso vejo como o meu trabalho mais importante, seja na parte cultural, seja na parte econômica, mas especialmente para os cidadãos ítalo-brasileiros que conta com quase 135 mil pessoas”.

Perfil

Nascido em Avellino, Itália, em 3 de outubro de 1957, concluiu a licenciatura em Ciências Políticas na Universidade Fredeia II, de Nápoles, em 24 de março de 1981. Iniciou a carreira no Ministério da Relações Exteriores em 30 de novembro de 1984. Exerceu a Direção geral do Gabinete de Cooperação para o Desenvolvimento. Foi Vice-Cônsul da Itália no Consulado da Itália em São Paulo de 1984 a 1988.

Foi cônsul do Consulado da Itália em Hamilton, Ontário, no Canadá, de 1994 a 1997. Também foi Conselheiro da Embaixada da Itália em Madrid, de 2005 a 2010. De 2010 a 2013 foi Cônsul Geral da Itália em Curitiba, para o Paraná e Santa Catarina. Retornou ao posto máximo do Consulado da Itália em Curitiba em 2020, permanecendo até o mês de março de 2023.

Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.