Paraná se destaca nacionalmente em inovação na segurança pública

Repórter Jota Silva
Paraná se destaca nacionalmente em inovação na segurança pública

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) alcançou uma importante conquista ao ter seu projeto de inovação selecionado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) como um dos três melhores do País. A iniciativa, batizada de Laboratório de Inovação em Segurança Pública (LabSeg Paraná), foi escolhida entre diversas propostas de outros estados na chamada pública “Janela de Desafios 2025”.

O LabSeg Paraná é uma plataforma que visa conectar as forças de segurança com universidades, startups e empresas de organização social. O objetivo principal é criar um ambiente de colaboração, experimentação e desenvolvimento de soluções tecnológicas e de gestão para o setor. A seleção pela Enap, uma instituição referência em capacitação de gestores, demonstra o reconhecimento da competência do Paraná em liderar soluções inovadoras.

Segundo o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, o projeto vai fortalecer a integração entre tecnologia e gestão. “Isso trará mais sinergia entre as forças de segurança, inteligência na aplicação de recursos públicos e proximidade com o cidadão”, afirma.

O LabSeg terá como um de seus focos principais o combate a crimes transnacionais, com o uso de tecnologias de vigilância nas fronteiras do estado com o Paraguai e a Argentina. O coronel Saulo de Tarso Sanson Silva, diretor de Gestão de Políticas Públicas da Sesp, ressalta que essa área é um desafio constante. “O LabSeg terá foco especial em desenvolver tecnologias que apoiem a fiscalização de fronteiras, otimizando o trabalho dos recursos humanos e fortalecendo a capacidade de resposta do Estado”, explica.

Além de desenvolver novas tecnologias, o laboratório também capacitará servidores em metodologias ágeis, com o objetivo de valorizar o corpo funcional da Sesp.

Próximos passos

Com a seleção, a Sesp formalizará a parceria com a Enap e o Impact Hub. O projeto receberá um investimento inicial de R$ 275,7 mil e será executado em etapas, que incluem o mapeamento de problemas, lançamento de desafios, seleção de soluções e a possibilidade de contratos de inovação.

Essa iniciativa reforça a posição de vanguarda do Paraná na modernização da gestão pública, utilizando ciência, tecnologia e inovação como ferramentas estratégicas para a prevenção e o combate à criminalidade.

Compartilhe este artigo