O Paraná participou do 10º Fórum de Biogás, que aconteceu em São Paulo nesta segunda e terça-feira (13 e 14). Este é considerado o maior evento da indústria latino-americana. Técnicos da secretaria estadual da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), participaram de encontro que reuniu instituições e empresas para discutir temas relacionados à cadeia produtiva de energia renovável, com foco em biogás e biometano no Brasil.
Organizado pela Associação Brasileira de Biogás (ABiogás), é o primeiro evento internacional da área a contar com palestrantes e delegações estrangeiras. O principal objetivo é promover relacionamentos entre representantes de empresas estatais e privadas, apresentar tendências do setor e identificar oportunidades para melhorar os negócios e o desenvolvimento sustentável.
Os especialistas da Seic participaram principalmente de discussões sobre temas como produção, benefícios e usos do biogás e do biometano. O Paraná tornou-se um líder potencial no cenário de dois produtos, pois aproximadamente 70% de seu território é apto para a produção de biocombustíveis.
Gustavo Wolff, Diretor da Fomento da Pasta, destacou a oportunidade de diversificar a produção de biogás e biometano em todo o Paraná e explorar possibilidades de expansão do negócio. “A variedade de produtos e subprodutos provenientes da refinação do biogás e do biometano, desde o hidrogénio verde aos hidrocarbonetos sustentáveis, é uma grande oportunidade para expandir este mercado”, enfatizou.
Para ele, este evento é uma oportunidade de troca de experiências entre empresas e agentes de diversas áreas. “Aqui são discutidos temas importantes relacionados ao desenvolvimento da indústria brasileira e às oportunidades e desafios do mercado regional. “A tendência é criar negócios, desenvolvimento e sustentabilidade”, afirmou.
Referências – A importância do Paraná no cenário do biogás e do biometano se deve principalmente aos dejetos da pecuária das províncias ocidentais. O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC), Ricardo Barros, destacou os esforços do estado para converter resíduos em energia, já que o estado desempenha um papel de liderança na avicultura e ocupa o segundo lugar na suinocultura.
“Estamos trabalhando ativamente em medidas que permitirão a produção e comercialização de biogás e biometano, e o objetivo é incentivar práticas sustentáveis que contribuam para a matriz energética do país e também para o desenvolvimento econômico. Nosso compromisso é: “O objetivo é atingir plenamente explorar o potencial deste biocombustível e incentivar iniciativas que promovam a inovação e o uso de tecnologias limpas para um futuro mais sustentável”, afirmou.
Fórum – O Fórum Biogás está em sua 10ª edição, desta vez comemorando os 10 anos da Associação Brasileira de Biogás (ABiogás) com o apoio da World Biogas Association (WBA).
A ABiogás conta com mais de 150 colaboradores representando todas as cadeias produtivas, setores de consumo e processamento do setor de biogás. O objetivo é aumentar a participação do biogás na matriz energética brasileira.


