Sucesso total O Paraná continua se destacando na 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (OBICT). Dos 18.016 alunos de todo o Brasil aprovados para a 3ª fase da competição, 10.406 são das redes de ensino pública e particular do Paraná, representando 57%.
Paraná brilhou! Na primeira fase da OBICT, o Estado já havia chamado a atenção pelo alto número de classificados, quando 36.321 alunos passaram para realizar a prova da segunda fase.
Recorde histórico!
Com esse resultado, o Estado segue fazendo história nas Olimpíadas do Conhecimento, ficando à frente de Estados como Piauí, com 2.251, Rio Grande do Sul, com 981, e São Paulo, com 749.
O secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, disse que o resultado expressivo do Paraná na competição mostra como a inovação tem feito cada vez mais parte do cotidiano dos jovens. “O Paraná vem provando que apostar em inovação é olhar com responsabilidade para o futuro. Nossos jovens estão cada vez mais envolvidos com ciência e tecnologia, e os resultados mostram o quanto esse caminho tem dado certo”, afirma.
Liderança absoluta!
Segundo o secretário da Educação, Roni Miranda, o protagonismo do Paraná nas áreas de ciência, tecnologia e inovação reflete o empenho do Governo do Estado para que estes conceitos façam parte da vida dos paranaenses desde a educação básica. “Os estudantes da rede estadual de ensino convivem diariamente com o incentivo à inovação e à produção científica, o que possibilita a formação de profissionais capacitados e cidadãos conscientes. Este resultado é a prova de que estamos no caminho certo”, complementa.
Educação bombando! Ainda na primeira edição da OBICT, em 2024, o Paraná já havia demonstrado ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.
Educação em destaque!
O Paraná também tem se destacado na 1ª Olímpiada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), que já está na fase final. Dos 85 alunos de todo o Brasil classificados para a prova final, 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. Estado com o maior número de aprovados, o Paraná fica à frente de São Paulo, que conta com 17 finalistas, seguido do Ceará, com 13.
SOBRE A OBICT – Dividida em quatro fases, sendo duas online e duas presenciais, a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia busca incentivar a busca por conhecimentos de estudantes de todo o Brasil nestas áreas.
A terceira fase da competição está marcada para 30 de maio, de forma presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.
São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para estudantes do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da OBICT.
Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação e os melhores colocados também uma medalha exclusiva ao final da competição.