Antes de vacinar a criança, é necessário que os pais ou responsáveis realizem o cadastro do bebê na Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência. (Credito: Arquivo/PMM)

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, retomou a aplicação da vacina BCG em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Aclimação, Mandacaru, Alvorada III e Iguaçu. Nas UBSs, a aplicação da BCG é realizada às quartas, quintas e sextas-feiras. O imunizante também segue disponível na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde de segunda a sexta-feira e para bebês nascidos nas maternidades do Hospital Universitário e do Hospital Santa Casa.

A vacina BCG é aplicada em dose única e é recomendada para crianças menores de cinco anos. Bebês prematuros podem ser vacinados desde que tenham mais de dois quilos. “Estamos ampliando os pontos de aplicação da vacina BCG, facilitando o acesso das famílias maringaenses”, explica o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

Recomendada pelo Ministério da Saúde para as primeiras horas de vida, preferencialmente ainda na maternidade, a vacina BCG protege os bebês contra as formas graves de tuberculose. “Vacinar é um gesto de cuidado, amor e proteção”, destacou a coordenadora da Sala de Vacina, Edlene Goes.

Os pais ou responsáveis devem realizar o cadastro do bebê na Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência. Para o cadastro é necessário levar os documentos da criança (registro de nascimento, CPF e resumo de alta hospitalar) e documentos pessoais dos pais ou responsáveis. Não é necessário agendamento prévio para receber a vacina.

Confira os locais e horários de vacinação:

Sala de Vacina da Secretaria de Saúde

  • Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h30

Unidades Básicas de Saúde (somente às quartas, quintas e sextas-feiras):

  • UBS Aclimação: das 9h às 14h
  • UBS Alvorada III: das 9h às 12h30
  • UBS Iguaçu: das 9h às 12h30
  • UBS Mandacaru: das 10h às 15h

Compartilhe este artigo