De acordo com o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, uma massa de ar quente está atuando em grande parte do centro-sul do Brasil, com temperaturas máximas neste fim de semana, que podem passar dos 40°C, inclusive no Rio Grande do Sul, que ainda não teve um calor intenso nesta primavera.
Este cenário irá se manter até o próximo domingo (17), com isso, o Inmet emitiu, na manhã desta terça-feira (12), um aviso meteorológico especial de nível laranja (perigo) de onda de calor devido à persistência do fenômeno por, pelo menos, quatro dias consecutivos.
A intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não apenas aos desvios de temperatura absolutos.
Pico de Calor
No domingo (17), com a aproximação de uma frente fria, é esperado o pico do calor durante a tarde na maioria das regiões, com a influência do vento quente e úmido de noroeste, que vai favorecer a ocorrência de temporais em grande parte do Sul do Brasil.
Na segunda-feira (18), com o deslocamento da frente fria, aumento de umidade e a virada dos ventos de sul a sudeste, as temperaturas sofrem acentuado declínio, especialmente na região Sul, cessando a onda de calor, e, inclusive, trazendo temperaturas amenas para esta época do ano.
Ondas de calor
Até novembro de 2023, oito ondas de calor atingiram o Brasil, com destaque para a onda de calor que atuou entre os dias 8 e 19/11 devido ao número de dias consecutivos e ao recorde de temperatura de 44,8°C, ocorrido em Araçuaí (MG), no dia 19, sendo a maior temperatura já registrada nas estações meteorológicas do Inmet, superando os 44,7°C, ocorridos em Bom Jesus (PI), em 21/11/2005.