A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Criança e do Adolescente (Secriança), lançou nesta semana o projeto “Literatura além da medida”, uma oficina de escrita criativa voltada para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Centro de Socioeducação (Cense). A iniciativa, que visa incentivar a leitura e a escrita, conta com a parceria do curso de Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Desenvolvimento e Metodologia
As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h às 17h, e seguirão até o final de julho. O curso está dividido em três etapas interativas:
- Roda de Conversa: Para estimular o diálogo e a troca de ideias.
- Discussão e Análise Coletiva: Focada na leitura e interpretação de textos.
- Oficina Criativa: Onde os participantes desenvolvem suas habilidades de escrita.
Ao final da formação, os adolescentes terão a oportunidade de produzir um conto autoral, colocando em prática todo o aprendizado e expressando sua criatividade.
- Aeroporto de Maringá ganha nova base aérea da Polícia Federal, fortalecendo segurança no Sul do Brasil
- Com implantação de atendimento virtual, Patrulha Maria da Penha reforça proteção a mulheres com medidas protetivas
- Semob autua mais de mil motocicletas com escapamentos irregulares neste ano
Impacto e Declaração da Secretária
A secretária da Criança e do Adolescente, Carmen Inocente, ressalta a importância do projeto: “O papel da Secretaria da Criança e do Adolescente é criar oportunidades que contribuam para o desenvolvimento dos jovens, oferecendo meios para que possam seguir um novo caminho.”
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em oferecer novas perspectivas e ferramentas de desenvolvimento pessoal para os jovens em situação de vulnerabilidade, utilizando a literatura como um poderoso instrumento de transformação social.