O Paraná agora está mais conectado com o Brasil. Voos diretos da Gol e Latam já estão à venda, ligando o estado a três importantes capitais: Fortaleza (CE), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ).
Essas novas rotas, que começam a operar em outubro e novembro, foram criadas para facilitar o fluxo de turistas das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, impulsionando o turismo paranaense.
Detalhes das novas rotas:
- Fortaleza (CE) ↔ Foz do Iguaçu (PR):
- Início em novembro.
- Escala semanal, aos sábados.
- Duração aproximada: 4h20.
- Preço inicial: cerca de R$ 750 (sem escalas).
- Brasília (DF) ↔ Foz do Iguaçu (PR):
- Início em outubro.
- Duração aproximada: 2h10.
- Rio de Janeiro (RJ) ↔ Curitiba (PR):
- Início em outubro.
- Duração aproximada: 1h20.
As operações de Fortaleza e Brasília desembarcam no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Já o voo do Rio de Janeiro pousa no Aeroporto Internacional Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba.
Impacto no turismo e economia
As novas rotas são resultado de um esforço do Governo do Estado para ampliar a malha aérea. Segundo Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, a conectividade é um fator decisivo na escolha de um destino.
Para Foz do Iguaçu, em especial, a rota com Fortaleza representa uma oportunidade para atrair mais visitantes do Nordeste, que poderão conhecer as Cataratas do Iguaçu, eleitas recentemente como o principal atrativo turístico do Brasil e da América do Sul.
Além dos novos voos nacionais, o Paraná já oferece outras sete rotas internacionais sem escala, conectando-se a países como Argentina, Chile, Peru, Paraguai e Uruguai.
O crescimento no fluxo de passageiros é notável: nos primeiros seis meses de 2025, os aeroportos de Curitiba e Foz do Iguaçu receberam mais de 4 milhões de passageiros, um aumento de 18,2% em relação ao ano anterior.

