Com atendimento na residência, Procon faz acordo com empresa de telefonia e cancela cobrança indevida para idosa de 93 anos

Repórter Jota Silva

A Prefeitura de Maringá promove diversas ações para facilitar o acesso da comunidade aos serviços municipais. Com o programa ′Procon em Domicílio′, voltado para atendimento nas residências de pessoas com restrição de mobilidade, o órgão de defesa aproxima os serviços municipais da população. Na terça-feira, 7, o Procon realizou o primeiro acordo do projeto. As equipes atenderam uma idosa, de 93 anos, que recebia cobranças indevidas de uma operadora de telefone. 

A consumidora Gláucia Romano Noves havia pedido a portabilidade para uma outra operadora telefônica e, mesmo após a mudança, continuou recebendo a conta do contrato anterior. Dessa forma, recebia duas contas de duas operadoras, a que estava usando e a que deveria ter sido cancelada na portabilidade. Após várias tentativas, ela não foi atendida pela companhia e não conseguiu cancelar a cobrança. A consumidora decidiu entrar em contato com o Procon, que agendou a visita por meio do projeto ′Procon em Domicílio′.

A equipe do Procon analisou os documentos e entrou em contato no local com a companhia telefônica. Após receber as informações do caso, a atendente informou que a companhia realizaria o cancelamento das cobranças. O acordo feito pelo telefone durou em torno de 20 minutos

“É um trabalho muito importante porque muitas pessoas não conseguem sair de casa, como foi esse caso”, disse o coordenador do Procon, Flávio Mantovani. “Se fosse para ser resolvido na sede do Procon, seria necessário fazer uma procuração para que a idosa pudesse ser representada por alguém da família, o que levaria dias. Com o Procon aqui na casa dela, conseguimos agilizar e resolver de vez o problema.”

O Procon também realizou outro atendimento nesta terça-feira, 7, em uma residência no Jardim Itália. O caso era de cobrança de um produto que havia sido devolvido após uma compra online. Como não foi possível contato com a empresa pelo telefone, o Procon notificará a loja para resolver o problema. 

O ′Procon em Domicílio′ foi lançado em janeiro de 2023 com o objetivo de atender consumidores que não conseguem ir até a sede do Procon. Podem participar pessoas acamadas, que estejam em tratamento de saúde que impossibilite sair de casa, pessoas com deficiência (PCD) e outros casos. O contribuinte deve solicitar o atendimento por meio do telefone 151, entre 8h e 17h30, de segunda-feira a sexta-feira. O atendente realizará uma triagem e, em seguida, agendará a visita, caso atenda os critérios.

Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.