Vladimir Putin, presidente da Rússia, parabenizou as equipes de assalto do Grupo Paramilitar Wagner, bem como as tropas russas, pela tomada da importante cidade Ucraniana de Bakhmut, na região do Donbass, considerada por Zelensky como uma ‘fortaleza moral’.
A captura da cidade de Bakhmut/Artemovsk foi confirmada pela assessoria de imprensa do Kremlin em comunicado neste domingo, 21 de maio. “Vladimir Putin parabeniza as equipes de assalto de Wagner, bem como todas as tropas russas, que prestaram a assistência necessária e protegeram os flancos, com a conclusão da operação de libertação de Artyomovsk”, diz o comunicado, utilizando a nomenclatura adotada pela Rússia para a cidade de Bakhmut.
“Todos os que se destacaram na batalha serão recomendados para as condecorações de estado”, acrescentou o Kremlin no comunicado.
Grupo Wagner no sábado, 20 de maio
Tomamos Bakhmutt, disse Yevgueni Prigozhin, chefe do grupo paramilitar russo Wagner, ao afirmar que as suas tropas capturaram a cidade de Bakhmut, no leste da Ucrânia neste sábado, 20 de maio.
De acordo com Prigozhin, Wagner retirará seus integrantes da cidade a partir de 25 de maio e deixará a defesa do município nas mãos do exército russo, ficando à sua disposição para futuras operações em Moscou.
A cidade de Bakhmut, em Donbass, considerada por Zelensky como ‘fortaleza moral’, é palco de combates durante meses, entretanto Kiev garantiu que continua a combater na região, embora tenha descrito a situação como “crítica”.
Sexta-feira, 19 de maio
“Bakhmut caiu!”, disse o assustado soldado ucraniano em retirada que se tornou viral nos canais russos do Telegram e compartilhado no Twitter na sexta-feira (19).