Connect with us

Tampa

Monstruoso Furacão Milton se aproxima da Flórida, colisão será potencialmente catastrófica

Published

on

Furacão Milton

O furacão Milton se agitou na quarta-feira em direção a uma colisão potencialmente catastrófica ao longo da costa oeste da Flórida, onde alguns moradores insistiram que permaneceriam depois que milhões de pessoas receberam ordens de evacuação e autoridades alertaram que os retardatários enfrentariam poucas chances de sobrevivência.

A área da Baía de Tampa, lar de mais de 3,3 milhões de pessoas , enfrentou a possibilidade de destruição generalizada após evitar impactos diretos de grandes furacões por mais de um século. O National Hurricane Center previu que Milton, um monstruoso furacão de categoria 5 durante grande parte de sua aproximação, provavelmente enfraqueceria, mas permaneceria um grande furacão quando chegasse à costa na quarta-feira à noite.

Milton estava centrado na manhã de quarta-feira, cerca de 580 quilômetros a sudoeste de Tampa, com ventos máximos sustentados de 260 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões.

Os meteorologistas previram que a tempestade manterá a força de um furacão ao cruzar a Flórida central na quinta-feira em um caminho a leste em direção ao Oceano Atlântico. A trajetória precisa do furacão permaneceu incerta, já que os meteorologistas na terça-feira à noite empurraram sua trajetória projetada ligeiramente ao sul de Tampa.

Milhares de carros em fuga congestionaram as rodovias da Flórida antes da tempestade, mas o tempo para evacuações estava se esgotando na quarta-feira. A prefeita de Tampa, Jane Castor, observou que até 15 pés (4,5 metros) de maré de tempestade prevista para sua cidade seriam profundos o suficiente para engolir uma casa inteira.

“Então, se você está nele, basicamente esse é o caixão em que você está”, disse Castor.

Milton tem como alvo comunidades ainda abaladas duas semanas após o furacão Helene ter inundado ruas e casas no oeste da Flórida durante sua marcha devastadora, deixando pelo menos 230 mortos no sul.

Na cidade costeira de Punta Gorda, cerca de 160 quilômetros ao sul de Tampa, as ruas ainda estavam cheias na terça-feira com pilhas de 1,5 metro de móveis encharcados, roupas, livros, eletrodomésticos e outros tipos de lixo retirados de casas danificadas.

Muitas casas ficaram vazias, mas o contador e colecionador de arte Scott Joiner permaneceu no segundo andar da casa no estilo de Nova Orleans que ele construiu há 17 anos. Joiner disse que tubarões-touro nadavam nas ruas inundadas e um vizinho teve que ser resgatado de canoa quando Helene passou e inundou o primeiro andar de sua casa.

“É uma bênção ter água”, disse Joiner, “mas é muito mortal”.

Joiner disse que planejava fazer outra rodada e superar Milton, apesar do risco.

As autoridades emitiram ordens de evacuação obrigatória em 11 condados da Flórida, com uma população combinada de cerca de 5,9 milhões de pessoas, de acordo com estimativas do US Census Bureau.

As autoridades alertaram que qualquer pessoa que tenha ficado para trás deve se defender, já que não se espera que os socorristas arrisquem suas vidas tentando realizar resgates no auge da tempestade.

Em Riverview, ao sul de Tampa, vários motoristas que esperavam em uma longa fila para abastecer disseram na terça-feira que não tinham planos de evacuar.

“Acho que vamos apenas ficar, sabe — aguentar firme”, disse Martin Oakes, da vizinha Apollo Beach. “Colocamos as persianas. A casa está toda pronta. Então, essa é meio que a última peça do quebra-cabeça.”

AO VIVO

https://www.youtube.com/watch?v=6K7KXT0FP6Q

Outros não queriam correr riscos depois de Helene.

Na Ilha Anna Marie, ao longo da borda sul da Baía de Tampa, Evan Purcell empacotou as cinzas de seu pai e estava tentando pegar seu gato de 9 anos, McKenzie, enquanto se preparava para partir na terça-feira. Helene o deixou com milhares de dólares em danos quando sua casa inundou. Ele temia que Milton pudesse levar o resto.

“Ainda estou em choque com o primeiro round e aqui vem o segundo round”, disse Purcell. “Só estou com um aperto no estômago por causa deste.”

Governos estaduais e locais se apressaram antes da tempestade para remover pilhas de destroços deixados no rastro de Helene, temendo que o furacão que se aproximava transformasse destroços soltos em mísseis voadores. O governador Ron DeSantis disse que o estado mobilizou mais de 300 caminhões basculantes que removeram 1.300 cargas de destroços.

No México, autoridades no estado de Yucatán relataram danos menores causados ​​por Milton quando ele passou perto da costa. Linhas de energia, postes de luz e árvores foram derrubados perto da costa, e algumas pequenas estruturas de telhado de palha foram destruídas, disse o governador de Yucatán, Joaquín Díaz. Ele não relatou nenhuma morte ou ferimento.

Tampa

10 pessoas morreram durante a passagem do Furacão Milton, milhões estão sem eletricidade

Published

on

O furacão Milton arrancou a cobertura de tecido do Tropicana Field, estádio da equipe de beisebol Tampa Bay Rays, em St. Petersburg, mas não há relato de feridos.

O furacão Milton chegou ao Oceano Atlântico nessa quinta-feira (10), após deixar um rastro de destruição na Flórida, com a formação de tornados, além de pelo menos dez mortos e milhões de pessoas sem eletricidade. No entanto, não chegou a provocar um aumento catastrófico do nível do oceano, como se temia.

O governador do estado, Ron DeSantis, disse que a Flórida evitou o “pior cenário”, embora tenha alertado que os danos foram significativos e que as enchentes continuam sendo uma preocupação das autoridades.

Aparentemente, a região de Tampa Bay se livrou da pior perspectiva da tempestade, embora as ilhas que servem como barreiras na costa, ao sul da cidade, tenham sofrido com grandes inundações.

O secretário do Departamento de Segurança Nacional, Alejandro Mayorkas, disse na Casa Branca que há relatos de dez mortes até o momento, acrescentando que aparentemente elas foram causadas por tornados. Pelo menos 27 deles atingiram o estado, segundo ele.

No condado de St. Lucie, na costa leste da Flórida, uma série de tornados matou cinco pessoas, sendo pelo menos duas nas comunidades de idosos de Spanish Lakes, afirmou o porta-voz do condado, Erick Gill. Postes de concreto derrubados e caminhões tombados mostraram o poder dos tornados.

Crystal Coleman, de 37 anos, e sua filha, de 17, abrigaram-se no banheiro durante a tempestade, quando um tornado começou a arrancar o telhado da casa delas, em Lakewood Park. “Parecia que estávamos em um filme. Achei que fosse morrer”, disse.

Mais de 3,2 milhões de casas e estabelecimentos comerciais estavam sem energia elétrica na Flórida na tarde dessa quinta-feira, de acordo com o PowerOutage.us.

O furacão Milton arrancou a cobertura de tecido do Tropicana Field, estádio da equipe de beisebol Tampa Bay Rays, em St. Petersburg, mas não há relato de feridos.

No centro de St. Petersburg, dezenas de curiosos saíram sob o sol para olhar um guindaste caído que cortou uma porção do edifício Johnson Pope, na Primeira Avenida Sul, onde também fica o Tampa Bay Times. “Isso, para mim, é chocante e louco de testemunhar”, afirmou Alberta Momenthy, de 27 anos. “Parece que ele tombou, o prédio foi atingido e ficou um pouco destruído.”

A Flórida ainda enfrenta o risco de transbordamento de rios após 457 milímetros de chuva. Autoridades esperavam que eles atingissem sua vazão máxima, mas até agora os níveis são iguais ou menores do que após o furacão Helene, que passou por ali há duas semanas, afirmou a prefeita de Tampa Bay, Jane Castor.

Até o momento, os danos mais severos foram causados pelos tornados, de acordo com a chefe da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências, Deanne Criswell, que estava em Tallahassee. “As ordens de saída do local salvaram vidas”, afirmou, lembrando que mais de 90 mil habitantes procuraram abrigos.

O presidente dos EUA, Joe Biden, que adiou uma viagem ao exterior para acompanhar a passagem do furacão Milton, disse que o Congresso dos EUA deveria se reunir para abordar necessidades de financiamento para ajuda humanitária após a tempestade.

Os membros da Câmara dos Deputados e do Senado não devem voltar a Washington antes da eleição presidencial, marcada para 5 de novembro.

A tempestade atingiu a costa oeste da Flórida na noite de quarta-feira (9), como furacão categoria 3 em uma escala que vai até 5, com ventos de até 205 quilômetros por hora. Embora ainda perigoso, o Milton chegou mais fraco do que quando estava sobre o golfo do México, com categoria 5.

Continue Reading

Destaques