EUA convocam embaixador russo após colisão de caça com drone americano

Moscou nega a colisão.

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
2 Lidos
Um drone MQ-9 Reaper durante missão de treinamento. Foto: Isaac Brekken/AFP

Os Estados Unidos convocaram o embaixador da Rússia em Washington, Anatoly Antonov, para se manifestar em protesto sobre o incidente envolvendo um drone americano e caças russos sobrevoando o Mar Negro.

O embaixador Antonov foi chamado depois que as Forças Armadas dos EUA anunciaram que um caça russo colidiu com um drone na manhã de terça-feira (14).

Os EUA disseram que dois jatos russos despejaram combustível e voaram à frente do drone antes de um deles atingir a hélice da aeronave não tripulada.

Autoridades das Forças Armadas dos EUA disseram que tiveram de fazer o drone descer em águas internacionais por terem perdido o controle do aparelho.

Moscou nega a colisão. Antonov disse a repórteres, no Departamento de Estado dos EUA, que lhe disseram que as ações dos pilotos russos não foram profissionais.

O embaixador negou que tenha ocorrido qualquer contato entre as aeronaves russas e americana sobre o mar, e disse que não foram usados armamentos pelos caças russos.

O embaixador disse que a Rússia não deseja qualquer confronto com os EUA e chamou o incidente de uma “provocação” de Washington. Há preocupação de que o incidente possa aumentar a tensão entre os EUA e a Rússia.

Saiba mais:

Compartilhe este artigo