Cazaquistão
Avião fabricado no Brasil cai com 67 passageiros no Cazaquistão, autoridades informam 32 sobreviventes
Um avião comercial da Azerbaijan Airlines, com 67 pessoas a bordo, incluindo 5 tripulantes, caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, na madrugada desta quarta-feira (25), informam agências internacionais. A aeronave, um jato fabricado pela empresa brasileira Embraer, voava de Baku, no Arzeibaijão, para Grozny, capital da região da Chechênia, no sul da Rússia, mas acabou desviando da rota original até cair do lado oposto do Mar Cáspio.
O órgão regulador da aviação da Rússia afirmou que o desvio ocorreu por uma emergência, que pode ter sido causada por uma colisão com pássaros. Antes de cair, a aeronave voou perto do aeroporto de Aktau.
O momento da queda de um avião Embraer 190, da companhia Azerbaijan Airlines, que seguia de Baku para Grozny. O acidente ocorreu em Aktau, no Cazaquistão. Seguiam 72 pessoas a bordo. Fontes locais indicam que 12 sobreviveram. pic.twitter.com/xsIt31pz8L
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) December 25, 2024
Vídeos do acidente divulgados em órgãos de imprensa e redes sociais mostram o avião descendo rapidamente antes de explodir ao atingir a costa, e uma espessa fumaça preta subindo. Relatos informam que passageiros ensanguentados e machucados foram vistos caminhando sobre a fuselagem que havia permanecido intacta.
O Ministério de Emergências do Cazaquistão disse em um comunicado que os bombeiros apagaram o incêndio e que haveria ao menos 32 sobreviventes, incluindo duas crianças, que foram levadas a um hospital próximo. Os corpos dos mortos estavam sendo resgatados.
Os sobreviventes do avião da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão. pic.twitter.com/y9TeqDiZaR
— Mundo Vivo (@mundo__vivo) December 25, 2024
O presidente Vladimir Putin expressou suas condolências, assim como Ilham Aliyev, o presidente do Azerbaijão. Aliyev decidiu deixar a Rússia, onde deveria participar de uma cúpula na quarta-feira (25), e voltar para casa. Ramzan Kadyrov, o líder da Chechênia apoiado pelo Kremlin, expressou suas condolências em uma declaração e disse que alguns dos que estavam sendo tratados no hospital estavam em condições extremamente sérias e que ele e outros rezariam por sua rápida recuperação.
Em nota, a Embraer, fabricante da aeoronave, lamentou o acidente e se colocou à disposição para ajudar as autoridades na investigação das causas da queda.
“Estamos profundamente tristes com a ocorrência de hoje, próximo a Aktau, no Cazaquistão. Os nossos pensamentos e sinceras condolências vão para as famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados pelo ocorrido. Estamos acompanhando de perto a situação e continuamos totalmente empenhados em apoiar as autoridades competentes”, disse a companhia.
Repercussão
Tudo indica que a queda do avião no Cazaquistão, hoje mais cedo, não foi um acidente aéreo.
— Leandro Ruschel 🇧🇷🇺🇸🇮🇹🇩🇪 (@leandroruschel) December 25, 2024
Furos na fuselagem, e o padrão de voo antes da queda sugerem que a aeronave tenha sido alvo de baterias antiaéreas.
Tudo indica que esse avião foi derrubado. pic.twitter.com/MpmVS1EcJu
Parem de dizer que foi um acidente a queda do avião Embraer E190 no Cazaquistão. Ele foi abatido e provavelmente pelo estado terrorista russo. Que país maldito. pic.twitter.com/ZnLL5cVvfK
— Luciano Braz 🇧🇷 📷 (@lucianobraz) December 25, 2024
🚨Última hora – ✈️Avião Embraer190, que voava de Baku para Grozny, despenha-se🛬💥🔥 no Cazaquistão. Há poucos sobreviventes.👇🏻Imagens do interior do avião, momentos antes do despenhamento.😞😓 pic.twitter.com/WXsLFzk15Z
— 🇵🇹Pedro Lobo ⚖️ (@PedroLo38424620) December 26, 2024
Imagens
-
Fashion7 anos ago
These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017
-
Entertainment7 anos ago
The final 6 ‘Game of Thrones’ episodes might feel like a full season
-
Fashion7 anos ago
According to Dior Couture, this taboo fashion accessory is back
-
Entertainment7 anos ago
The old and New Edition cast comes together to perform
-
Sports7 anos ago
Phillies’ Aaron Altherr makes mind-boggling barehanded play
-
Business7 anos ago
Uber and Lyft are finally available in all of New York State
-
Entertainment7 anos ago
Disney’s live-action Aladdin finally finds its stars
-
Sports7 anos ago
Steph Curry finally got the contract he deserves from the Warriors