A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Criança e do Adolescente (Secriança), realizou nesta segunda-feira, 5, a abertura oficial da campanha ‘Maio Laranja’, com o objetivo de conscientizar sobre o combate ao abuso e exploração sexual infantil. Realizado no Auditório da OAB, o evento oficializou o lançamento de um canal exclusivo para denúncias, que visa agilizar o atendimento à violação de direitos de crianças e adolescentes.
O número 125, que entrará em funcionamento a partir do dia 13 de maio, será o primeiro disque-denúncias exclusivo para crimes contra crianças e adolescentes do Brasil. A central funcionará das 8h às 18h e, após este horário, as ligações serão automaticamente direcionadas ao Conselho Tutelar.
“Esse é um tema que precisa ser enfrentado com coragem. Proteger as crianças e adolescentes é um dever coletivo e essa campanha deve promover transformação, aumento de informação e fortalecimento da rede de proteção”, destacou a vice-prefeita Sandra Jacovós.
A secretária da Criança e do Adolescente, Carmen Inocente, reforçou a importância da campanha. “Maringá lidera essa iniciativa com o primeiro canal de disque-denúncia do Brasil, o canal 125. Serão 365 dias de combate à violência e a proteção de nossas crianças e adolescentes”, afirma.
O vereador Ítalo Maronezi reforçou o apoio à campanha. “Contem com a Câmara para fortalecer e ampliar a comunicação da campanha, alcançando o maior número de pessoas possível”.
A delegada do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria), Karen Friedrich Nascimento, realizou uma palestra durante o evento e reforçou a importância das campanhas de conscientização. “O trabalho da delegacia tem contribuído para o cumprimento de mandados e o fortalecimento das ações de proteção às vítimas”, afirma a palestrante.
A diretora de Prerrogativas da OAB, Liana Carla Gonçalves dos Santos (OAB) também reforçou o apoio à campanha ‘Maio Laranja’. “Estamos honrados em apoiar esta campanha, que é um convite à reflexão e à ação da sociedade. Que possamos fortalecer os canais de denúncia e ampliar as redes de acolhimento, promovendo um evento inspirador e produtivo”, destacou.
O presidente da Associação Comercial de Maringá (Acim), José Carlos Barbieri, falou da importância de unir forças para realizar uma ação conjunta. “É importe criar ambientes seguros para que as vítimas possam denunciar com confiança”, destacou.
A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, Kellen Cristina Gomes Ballen, convidou a população a participar. “Convidamos todos a participarem das ações para promover essa conscientização.”
O Padre Anderson Schulter também destacou a relevância da ação. “Nos comprometemos em atuar em prol dos cuidados das nossas crianças e adolescentes”, afirmou.
Com intuito de ampliar o alcance das ações de conscientização da sociedade sobre o ‘Maio Laranja’, a Secretaria da Criança e do Adolescente (Secriança) firmou parcerias com outras instituições como Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Maringá Futebol Clube, OAB, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e outras instituições da cidade.
A Orquestra Jovem Florescer realizou uma apresentação no evento de abertura da campanha. Também estiveram presentes o presidente do CMDCA, Ailton José Morelli, a diretora executiva do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Célia da Silva, e os vereadores Luiz Neto, Akemi Nishimori, William Gentil e Sidnei Telles.
Ao longo de todo o mês de maio, serão realizadas diversas ações de conscientização, incluindo blitz informativa, distribuição de materiais pela cidade, atividades educativas em escolas, entre outras.
Confira abaixo, a programação do Maio Laranja em Maringá:
Terça, 6 de maio, às 17h
Blitz informativa com adesivagem
Onde: Cruzamento das avenidas Duque de Caxias e XV de Novembro
Quinta, 8 de maio, às 17h
Blitz informativa com adesivagem
Onde: Cruzamento das avenidas Pedro Taques com Bento Munhoz.
Segunda, 12 de maio
Distribuição de materiais e pulseiras de identificação para crianças
Onde: Estande da Prefeitura na Expoingá, no Parque de Exposições, Av. Colombo, 2186
Terça, 13 de maio, às 17h
Blitz informativa com adesivagem
Onde: Cruzamento das avenidas Mandacaru e Colombo.
Quinta, 15 de maio, às 17h
Blitz informativa com adesivagem
Onde: Cruzamento das avenidas Guaiapó e Colombo
Domingo, 18 de maio, às 15h
Participação na abertura do jogo do Maringá Futebol Clube, com distribuição de materiais e ações de conscientização
Onde: Estádio Willie Davis, Av. Prudente de Morais, 493
Segunda, 19 de maio, às 17h
Blitz informativa com adesivagem
Onde: Cruzamento das avenidas São Paulo e Juscelino K. de Oliveira
Domingo, 25 de maio, às 9h
Caminhada Laranja
Onde: Parque do Ingá

