Moraes condena Bolsonaro ao uso de tornozeleira eletrônica, proibe acessar redes sociais, contato com embaixadores, diplomatas estrangeiros e com o filho que está nos EUA

Redação Saiba Já News
Presidente dos Estados Unidos Donald John Trump e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

PF Cumpre Mandados Contra Bolsonaro e Impõe Medidas Restritivas

Brasília, 18 de julho de 2025 – A Polícia Federal (PF) está cumprindo mandados contra o ex-presidente Jair Bolsonaro na manhã desta sexta-feira (18) em Brasília. A ação, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), impõe uma série de medidas restritivas ao ex-mandatário. Advogados de defesa confirmaram a operação na residência de Bolsonaro em Brasília e na sede do Partido Liberal (PL).

Entre as restrições impostas, Bolsonaro passará a usar tornozeleira eletrônica e está proibido de acessar redes sociais. Além disso, o ex-presidente deverá permanecer em casa entre 19h e 7h da manhã e está impedido de manter contato com embaixadores, diplomatas estrangeiros e demais investigados ou réus no Supremo. Ele também não poderá se aproximar de embaixadas.


Acusações de Obstrução à Justiça e Ataque à Soberania Nacional

A PF justificou as medidas apontando que Bolsonaro tem agido para dificultar o julgamento do processo relacionado à suposta tentativa de golpe de Estado. Segundo a corporação, as ações do ex-presidente podem configurar crimes de coação no curso do processo, obstrução de Justiça e ataque à soberania nacional.


Bolsonaro é Réu em Processo por Tentativa de Golpe

Jair Bolsonaro, ex-ministros e ex-comandantes das Forças Armadas são réus em processo no STF por suposto envolvimento na tentativa de golpe de Estado. Na última segunda-feira (14), a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou a condenação de Bolsonaro e de membros do que chamou de “núcleo crucial” da articulação golpista. A PGR descreve o ex-mandatário como o “principal articulador, maior beneficiário e autor dos atos mais graves” na tentativa de subversão institucional.


Eduardo Bolsonaro

De acordo com a publicação através das redes sociais de Eduardo Bolsonaro, direcionada aos Estados Unidos, as medidas incluem:

  • Uso de tornozeleira eletrônica: Jair Bolsonaro deverá utilizar o dispositivo de monitoramento.
  • Restrição de circulação: Proibição de sair de casa entre 19h e 7h.
  • Proibição de redes sociais: Impedimento de utilizar qualquer plataforma de mídia social.
  • Restrição de contato internacional: Proibição de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros e de se aproximar de embaixadas.
  • Proibição de contato com investigados: Bolsonaro estaria impedido de se comunicar com outras pessoas que também são alvo de investigações, incluindo seus filhos Eduardo e Carlos Bolsonaro.
Presidente dos Estados Unidos Donald John Trump, deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Repercussão

Siga Nosso Canal no WhatsApp!

  • Para não perder nenhuma novidade, siga nosso canal no WhatsApp e receba as atualizações diretamente no seu celular. CLIQUE AQUI!

Compartilhe este artigo