Mísseis russos atingem prédio de apartamentos em Dnipro, na Ucrânia

Repórter Jota Silva
Mísseis russos atingem prédio de apartamentos em Dnipro, na Ucrânia

Mísseis russos atingem prédio de apartamentos e pelo menos nove pessoas ficaram feridas, incluindo duas crianças, na cidade de Dnipro, no leste da Ucrânia, disseram autoridades.

Uma equipe da BBC no local confirmou que o último andar de um grande bloco residencial foi quase completamente destruído no ataque na noite de sexta-feira.

Um prédio pertencente aos serviços de segurança da Ucrânia (SBU) também foi atingido, disse o presidente Volodymyr Zelensky.

Ele culpou o “terror de mísseis russos”.

Zelensky postou um vídeo no Telegram mostrando fumaça subindo de prédios danificados e um incêndio no nível da rua.

Ele disse que convocou reuniões de emergência com a SBU, Ministério do Interior, serviços de emergência e autoridades locais após o incidente.

Mísseis russos atingem prédio de apartamentos e ferem duas crianças

O chefe regional, Serhiy Lysak, disse que duas crianças, de 14 e 17 anos, estavam entre os feridos. Ele acrescentou que eles estavam sendo tratados em casa.

Nenhuma morte foi relatada após o ataque, que aconteceu às 20h30, horário local (17h30 GMT), de acordo com Lysak.

A última greve foi a terceira vez que o prédio da SBU foi alvo da Rússia, de acordo com o prefeito do Dnipro, Borys Filatov.

Ambos os prédios estavam praticamente vazios, disse ele, acrescentando que o prédio residencial havia sido concluído recentemente e as unidades estavam sendo colocadas à venda.

Isso ocorre depois que a Rússia disse na sexta-feira que havia interceptado dois mísseis ucranianos sobre sua região sul de Rostov, na fronteira com a Ucrânia.

Moscou disse que 15 pessoas ficaram feridas por destroços que caíram na cidade portuária de Taganrog, no sul.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que o primeiro míssil S-200 visava a “infraestrutura residencial” na cidade de cerca de 250.000 habitantes.

Pouco depois, disse ter derrubado um segundo míssil S-200 perto da cidade de Azov, com destroços caindo em uma área despovoada.

O governador da região de Rostov, Vasily Golubev, disse que 15 pessoas sofreram “ferimentos leves” de estilhaços em uma explosão perto do café “Chekhov Garden” no centro de Taganrog.

Taganrog está localizada na costa do Mar de Azov e a cerca de 40 km da fronteira com a Ucrânia.

A cidade também fica em uma estrada que leva à cidade portuária de Mariupol, a estratégica cidade portuária devastada pelo bombardeio russo.

Saiba mais:

  • França vence Brasil e assume a ponta do grupo F do Mundial: 2 a 1
  • Joe Biden disse nesta sexta, 28, que Lula quer marcar encontro sobre crise climática
Mísseis russos atingem prédio de apartamentos
Mísseis russos atingem prédio de apartamentos em Dnipro, na Ucrânia