A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou na manhã desta terça-feira (21) uma grande operação interestadual para desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico interestadual de drogas, lavagem de dinheiro e corrupção ativa.
Mais de 350 policiais estão nas ruas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e São Paulo para cumprir 90 mandados judiciais, sendo 42 de prisão e 48 de busca e apreensão.
Ação de descapitalização e números da investigação:
- A Justiça determinou o sequestro de 11 veículos avaliados em cerca de R$ 1,8 milhão, além de quatro imóveis residenciais, dinheiro em espécie e o bloqueio de contas bancárias.
- A investigação, iniciada em abril de 2024 em Jacarezinho (PR), aponta que o grupo criminoso movimentou aproximadamente R$ 120 milhões desde 2021, demonstrando a alta capacidade de organização e infiltração.
- Em junho de 2024, dois homens apontados como líderes foram presos em Balneário Camboriú (SC).
Detalhes da Operação:
A força-tarefa conta com apoio aéreo, cães de faro e a colaboração das Polícias Militares de São Paulo e Santa Catarina, além da Polícia Federal.
Os mandados estão sendo cumpridos em diversas cidades, incluindo:
- Paraná: Santo Antônio da Platina, Londrina, Cambé, Jataizinho e Paranavaí.
- Outros estados: Ponta Porã (MS), Bombinhas e Brusque (SC), Ourinhos, Hortolândia e São Paulo (SP).
O delegado Pedro Cáprio, responsável pela apuração, afirma que o objetivo é “desarticular toda a estrutura do grupo, interrompendo a distribuição de drogas, a lavagem de dinheiro e as relações que mantêm o crime organizado ativo”. O material apreendido será fundamental para novas fases da investigação e a responsabilização dos envolvidos.


