Empresária e líder de movimentos voltados ao empreendedorismo feminino, Majorie Catherine Capdeboscq também pode se tornar a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal de Maringá. Eleita pelo Progressistas, com 1783 votos dos maringaenses, Majô, como é mais conhecida, também foi escolhida pelos vereadores para conduzir a Primeira-Secretaria da Casa. E, no próximo domingo (23), ela participará de um novo pleito – desta vez, com a possibilidade de assinar um importante capítulo na história da política municipal.
“Me sinto pronta para assumir essa responsabilidade e é por isso que coloquei meu nome à disposição dos colegas”, ressalta a vereadora. “Eu sou movida a desafios. E a presidência deste órgão tão importante, na terceira maior cidade do Paraná, é mais uma posição que eu, enquanto cidadã e enquanto mulher, pretendo honrar firmemente”, declara Majô.
De acordo com a progressista, a decisão de se dispor foi tomada depois de conversar com a direção do partido e com os colegas parlamentares. “O diálogo é a base do bom relacionamento e, justamente por ouvir, eu tenho o objetivo de compor, de somar. Além de dar continuidade à boa gestão que essa Casa teve nos últimos anos, sobretudo do ponto de vista da economia, eu também estou determinada a implantar uma nova perspectiva, um novo olhar, como mulher, para tornar o nosso trabalho ainda mais próximo das pessoas”, acrescenta a vereadora.
PREPARO
Desde que essa disposição se tornou pública, ouviram-se, nos bastidores políticos, questionamentos acerca do preparo da vereadora para assumir a presidência do Legislativo. Majô, no entanto, é categórica ao rechaçar comentários deste tipo. Ela lembra que, além de já ter atuado no setor público, participando de gestões municipais do Progressistas em Maringá e em Curitiba, por exemplo, também possui experiências no ramo empresarial e na esfera comunitária.
“Essa trajetória me possibilitou ser reconhecida e eleita como representante da população em 2024. Portanto, o fato de eu estar na minha primeira legislatura não é nem deve ser considerado um demérito”, afirma a parlamentar. “O que eu mais desejo é que esta Câmara, tão competentemente conduzida por seus servidores, possibilite voz e vez aos cidadãos. E é por essa razão que, eleita presidente ou não, eu vou continuar trabalhando incansavelmente”, finaliza.
CURRÍCULO
Maringaense, Majô é formada em Educação Física, possui mestrado em Atividade Física e Saúde e, ainda, especialização em Administração Pública.
Sua trajetória profissional é marcada pelo empreendedorismo e pela liderança em ações de empoderamento feminino. Idealizadora da Women’s Business Maringá (WBM), iniciativa de capacitação de mulheres empreendedoras, também atua como conselheira da ACIM Mulher e como integrante do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Fopeme). Majô é, ainda, membro titular do Conselho Municipal da Mulher e fundadora do Rotary Club Maringá Mulher Empreendedora.
No setor público, trabalhou assessorando gestores nas prefeituras de Maringá e Curitiba, no Governo do Estado do Paraná e no Congresso Nacional.
Fonte: Assessoria de Imprensa