Segundo informações que estão sendo apuradas pela redação do Saiba Já News, o Hospital Metropolitano de Sarandi poderá deixar de atender mulheres grávidas, ou seja, poderá deixar cobrir partos de urgência a partir de 26 de junho, por conta de um suposto encerramento de um convênio com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Atualmente, segundo interlocutores, o Hospital realiza aproximadamente 100 partos por mês na cidade de Sarandi. Se o contrato ou convênio chegar ao fim, as futuras mamães do municípios provavelmente terão que se deslocar para outras cidades para terem os seus bebês.
Também segundo interlocutores, a unidade hospitalar já vinha enfrentando dificuldades, o Hospital Metropolitano teria reduzido 12 leitos de UTI dias atrás.
A redação do Saiba Já News está tentando contato com a Secretaria de Saúde do Estado para apurar os fatos, afim de tentar saber qual a real situação e se realmente esse tal convênio pode chegar ao fim e causar o cortes na assistência à saúde da população.
Será mesmo que as gestantes de Sarandi terão que se deslocarem para outras cidades no momento do parto? Como o Hospital Metropolitano de Sarandi teria deixado chegar nessa situação?
Esperamos que com essa reportagem, o Governo do Estado e o Hospital Metropolitano tomem conhecimento e chequem a um acordo para continuar prestando o serviço para a população de Sarandi e região, caso contrário, poderem ter um caos na saúde local.
O Hospital Metropolitano faz parte de uma rede que atualmente atende em mais de 30 municípios do Estado do Paraná, sejam particulares, convênios ou SUS, a possibilidade de redução nos atendimentos ou encerramento de convênio ou contrato é preocupante.