A Marinha brasileira envia na manhã de hoje (22) o maior navio de sua frota, o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, para funcionar como um hospital de campanha no litoral norte de São Paulo. A previsão é que a embarcação aporte na cidade de São Sebastião amanhã (23).
De acordo com a Marinha, o navio permitirá reforçar o atendimento médico aos desabrigados e desafogar hospitais da região, permitindo que eles priorizem os casos mais graves.
- SP: Buscas por desaparecidos se concentram em bairro isolado; até agora são 40 desaparecidos e 40 mortos por conta das chuvas
- Temporais: Tarcísio recomenda saída de turistas do litoral norte de São Paulo
- Temporais: Após chuvas em São Sebastião voluntários fazem mutirão de limpeza e distribuem doações
- Em São Sebastião, Lula promete reconstrução de casas em áreas seguras
- Governador Ratinho fala com Tarcísio de Freitas e oferece auxílio imediato às vítimas que sofrem com as fortes chuvas em SP
Além do Atlântico, a Marinha está enviando o Guarapari, uma embarcação de desembarque de carga, que possui uma rampa capaz de atracar em praias, o que facilitará o resgate de vítimas em áreas ainda isoladas.
No navio Atlântico estão seis helicópteros, três embarcações de desembarque de viaturas e duas lanchas. Mais de mil militares estarão envolvidos na ação, entre eles uma equipe de 28 profissionais de saúde.
No centro médico do navio, há ortopedista, cirurgião geral, anestesista, clínico geral, farmacêutico, cirurgião dentista, técnicos em Enfermagem, auxiliar de Higiene Bucal e auxiliar de Laboratório (patologia clínica).