O Procon, da Prefeitura de Maringá, apresentará , na manhã de hoje (10), uma peça teatral para orientar idosos a não serem vítimas de golpes. A apresentação será realizada por funcionários do órgão de defesa do consumidor, às 9h30, no Centro de Convivência do Idoso Eliseu Gianini, na rua Guatemala, 1200 , no Conjunto Léa Leal.

Os idosos estão entre as principais vítimas dos golpistas. ” Essa é uma época do ano quando aumentam muitos os golpes”, alerta o coordenador do Procon, Edjalma Alves. “Mas, os idosos são vítimas o ano todo. Então, é importante reforçar esse trabalho preventivo nesse segmento e nesse período”.

Entre as dicas para evitar cair em golpes encenadas na peça teatral estão:
● como utilizar o telefone celular e aplicativos;
● como proceder ao receber ligações telefônicas e e-mails;
● cuidados para fazer pagamentos e transferir dinheiro;
● desconfiar e verificar a veracidade de avisos de premiação em dinheiro;
● verificar a procedência de ofertas e serviços gratuitos;
● não contratar ou pagar por serviços e contratos que não necessitam ou não utilizam de origem como telefonias, bancos, financeiras, lojas de departamentos, entre outros.

PREJUÍZO – O Procon maringaense já realizou outras atividades com foco nos idosos. Como palestras, cursos e workshops, abordando mais de 200 idosos esse ano. Muitos deles, durante as atividades, revelaram terem caído em algum tipo de golpe, tendo aborrecimentos e prejuízos.

Texto e foto: Andye Iore / Procon
Cards: Duda Rodrigues / Procon