Forças de seguranças: Centro de Integração e Treinamento é inaugurado para ampliar capacitação dos agentes de Maringá

Repórter Jota Silva
Forças de seguranças: Centro de Integração e Treinamento é inaugurado para ampliar capacitação dos agentes de Maringá

Referência em capacitação e qualificação dos agentes de segurança, a Prefeitura de Maringá, em parceria com as forças policiais do município, inaugurou o Centro de Integração e Treinamento (Cintegra) das forças de segurança. O espaço entregue nesta sexta-feira, 6, é voltado para treinamento de armamento e tiro. Os treinamentos poderão ser realizados simultaneamente por diferentes forças de segurança. Com a implantação do Cintegra, o município amplia as ações em prol da segurança da comunidade, com investimentos em capacitação, valorização e qualificação dos agentes de segurança.

Com cerca de 6 mil metros quadrados, o local será utilizado pela Guarda Civil Municipal e pelas polícias Militar, Civil, Rodoviária, Federal, Penal e Científica para treinamento dos agentes. Com o espaço, as forças de segurança passam a ter local próprio de treinamento integrado, sem a necessidade do uso de locais privados. O centro também oferece mais segurança e comodidade para as atividades.

Para o prefeito Ulisses Maia, a criação do Centro de Integração e Treinamento é mais uma demonstração do forte investimento da gestão municipal na segurança pública. Ele destaca que o espaço é o primeiro no Paraná para realização de treinamento integrado entre as forças de segurança. “A segurança pública de Maringá passou por uma transformação nos últimos anos. Os investimentos contínuos em tecnologia, capacitação e valorização da Guarda Civil Municipal para integração com as demais forças de segurança foram fundamentais para essa mudança”, destaca. 

O prefeito destacou, entre os diversos avanços realizados nos últimos oitos anos, a criação da Secretaria de Segurança e o armamento da Guarda Civil Municipal. Além disso, a Guarda ganhou uma escola de formação própria e teve o efetivo ampliado em 43%. O município implantou o Centro de Controle Integrado (CCI), sistema de monitoramento moderno e inteligente e que reúne 90 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. O CCI atua com reconhecimento facial e leitura de placas de veículos.

Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.