Artur Tunes assumirá a Secretaria de Obras Públicas de Maringá

Nome foi anunciado pelo prefeito eleito, Silvio Barros, nesta sexta-feira (27)

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
3 Lidos
Artur Tunes assumirá a Secretaria de Obras Públicas de Maringá

Engenheiro civil experiente em infraestrutura urbana, Artur Tunes teve o nome confirmado como novo secretário de Obras Públicas de Maringá. O anúncio foi divulgado pelo prefeito eleito, Silvio Barros (Progressistas), na manhã desta sexta-feira (27). Tunes é empresário e responsável técnico de construtoras locais e, na gestão pública, soma passagens por sete prefeituras da região.

Barros informou que a indicação de Tunes para assumir o cargo, em janeiro de 2025, foi avalizada pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM). E lembrou que, entre outras obras de grande impacto, o profissional trabalhou no rebaixamento da linha férrea, na elaboração do Contorno da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e na duplicação dos viadutos que atravessam o Contorno Norte.

“O Artur foi muito bem recomendado para compor a nossa gestão e continuar trabalhando pelos maringaenses. Ele tem muita experiência na área, inclusive no trânsito e no trato com órgãos técnicos estaduais e federais. Isso certamente nos ajudará a pensar e a executar projetos que são necessários para a nossa cidade”, argumentou o prefeito eleito.

Tunes é formado em Engenharia Civil, pela UEM, há 26 anos. É sócio-fundador da Construtora Regente, desde 2003, e atuou como responsável técnico da Engeart Construções, de 2013 a 2024. Foi diretor da AEAM, entre 2009 e 2012, e, também, diretor da seção maringaense do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), entre 2011 e 2013. Prestou serviços para diversos municípios da região, como Mandaguaçu, Presidente Castelo Branco, Atalaia, Iguaraçu e Ângulo, atuando no desenvolvimento e na coordenação de aprovações de projetos civis e de infraestrutura. Em Floraí, como cargo comissionado, coordenou as atividades de engenharia, entre 2002 e 2012, e, em Faxinal, como pessoa jurídica, prestou assessoria ao mesmo departamento, entre 2013 e 2016.

Em Maringá, especificamente, o profissional participou da elaboração dos projetos do bairro Eurogarden e do novo Parque Industrial. Supervisionou e coordenou as obras do rebaixamento da linha férrea, do Contorno da UEM e da duplicação dos viadutos sobre o Contorno Norte. E, por meio de suas empresas, executou a ciclovia da Avenida Brasil, o monumento da Praça Ivaí e 15 unidades do projeto Meu Campinho, entre outras edificações.

“Estou disposto e me sinto preparado [para assumir o cargo]”, enfatizou Tunes. “Recebi o convite com muita honra e responsabilidade. Quero contribuir, realmente. Tenho muita energia, vontade e muitas ideias para tocar os projetos estruturantes que Maringá e os maringaenses precisam”, complementou o futuro secretário.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.