Matheus Barros é anunciado como secretário de Urbanismo e Habitação

Engenheiro civil atua como consultor para o SEBRAE e para a FIEP

Engenheiro civil atua como consultor para o SEBRAE e para a FIEP

O prefeito eleito, Silvio Barros (Progressistas), anunciou que Matheus Magalhães Barros assumirá a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Seurbh), a partir de 2025. Eles divulgaram um vídeo de forma conjunta, confirmando a participação no secretariado e demonstrando uma iniciativa habitacional de Taboão da Serra (SP), na manhã desta segunda-feira (23). Matheus é engenheiro civil e atua como consultor para questões, entre outras, relacionadas ao planejamento urbano e ao desenvolvimento econômico.

Ao longo do vídeo, o prefeito eleito e o futuro secretário apresentaram condomínios residenciais construídos no município paulista por meio de uma cooperativa habitacional. “São cerca de 7,8 mil apartamentos e 12 mil pessoas. Neste modelo, os moradores adquirem o terreno e constroem de forma cooperada, pagando o preço de custo pelas suas unidades, mensalmente. Ou seja, é uma grande obra por empreita”, explicaram. “Esta é uma das soluções que pode tornar o mercado imobiliário mais acessível para os maringaenses. Um tipo de inovação que, como secretário, eu quero implantar na nossa cidade”, adiantou Matheus.

Silvio afirmou que, além da adoção deste conceito de moradia, a Seurbh também terá a modernização de políticas públicas como desafio. “Iniciativas que dão certo em cidades do próprio Brasil podem ser positivamente replicadas em Maringá. É o caso do urbanismo colaborativo, por meio do qual a comunidade e a prefeitura decidem, juntas, como ocupar os terrenos públicos de cada bairro”, exemplificou. “Foi o Matheus quem me apresentou grande parte dessas inovações. E, assim como ele, eu também acredito que Maringá precisa modernizar e democratizar seu planejamento e, principalmente, sua ocupação”, argumentou o prefeito eleito.

CURRÍCULO

Matheus é o segundo filho do prefeito eleito. Formado em Engenharia Civil pela UniCesumar, se especializou profissionalmente como consultor. Atuou para o programa Cidade Empreendedora, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em sete cidades do Mato Grosso do Sul, na criação de políticas públicas, gestão de resíduos, planejamento urbano e desenvolvimento econômico. Atua, também, para a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), como consultor de vigilância tecnológica.

Colunista de Cidadania e Sustentabilidade para a rádio CBN – nas emissoras afiliadas de Maringá, Curitiba, Cascavel e Ponta Grossa -, Matheus também organizou e participou, pela FIEP, de 11 viagens técnicas e missões internacionais relacionadas a ambos os temas para especialistas, empresários e gestores públicos brasileiros.

  • Paraná desenvolvimento
Compartilhe este artigo