Prefeitura de Maringá conquista 12 certificações do Programa Selo Social

Iniciativa reconhece organizações que se destacaram no desenvolvimento de projetos sociais e ambientais

Repórter Jota Silva
Por Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
6 Lidos
A Prefeitura conquistou 12 certificações do Programa (Crédito: Rafael Macri / PMM)

Na noite desta terça-feira, 4, foi realizada a cerimônia de certificação do ‘Programa Selo Social’, que reconhece instituições e empresas que se destacam no desenvolvimento de projetos sociais e ambientais, promovendo a responsabilidade social e o bem-estar da comunidade. Promovido pelo Instituto Selo Social, com articulação da Prefeitura de Maringá, o evento certificou 66 organizações de Maringá, Sarandi e Paiçandu. A Prefeitura conquistou 12 certificações do Programa.

A cerimônia de certificação celebrou os resultados alcançados pelas organizações que, juntas, somaram 235 projetos, 596 impactos sociais e 2.426.909 atendimentos à população durante o ciclo. As capacitações oferecidas às organizações participantes são gratuitas, viabilizadas por meio do Instituto Rogério Rosa, do Grupo Embraed, e da Rede Salesiana Brasil.

Durante a cerimônia, a vice-prefeita Sandra Jacovós parabenizou o Instituto Selo Social pela iniciativa. “O mundo está em constante transformação e a busca pela excelência nas instituições, aliada ao comprometimento com a Agenda 2030, é fundamental. O reconhecimento das iniciativas que geram impactos sociais fortalece os laços entre o poder público, as organizações da sociedade civil e as empresas”, destacou.

“Essa parceria impacta a vida de muitas pessoas, proporcionando a capacitação necessária para que possamos realizar um trabalho cada vez melhor em nossa sociedade e em todas as áreas. Isso é fundamental para o nosso futuro”, acrescentou a vice-prefeita.

Maringá foi a primeira cidade paranaense a aderir o Selo Social, que certifica iniciativas sociais comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O programa é promovido pelo Instituto Selo Social e conta com articulação da Prefeitura de Maringá, que incentiva a participação de órgãos públicos e organizações da sociedade civil por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS).

Neste ano, a Prefeitura de Maringá foi certificada por 12 projetos de seis secretarias municipais. Confira abaixo a lista dos projetos certificados.

1 – Secretaria de Gestão de Pessoas

Central de Pacificação Restaurativa Laboral – Em parceria com o judiciário, OAB e instituições de ensino superior, o projeto oferece aos seus 12 mil servidores a oportunidade de participar dos Círculos de Construção de Paz. São promovidas práticas circulares nas 30 secretarias do município para multiplicação do conhecimento e vivências de práticas das comissões de paz, o que colabora para a boa convivência entre os servidores e para o bom atendimento.

Programa Um Outro Olhar – O programa realiza o acompanhamento e suporte a servidores municipais em questões relacionadas à saúde ocupacional. A equipe é multidisciplinar e conta com três terapeutas ocupacionais, cinco psicólogas e uma assistente social. O programa busca promover a saúde e ambientes de trabalho mais saudáveis, além de melhorar a qualidade de vida e a satisfação profissional.

2 – Secretaria Municipal de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa:

Projeto Mobiliza em Ação – Trata-se de um projeto de prevenção contra as drogas destinado a crianças e adolescentes. A iniciativa busca desenvolver o conhecimento e as habilidades socioemocionais dos educandos como medida de prevenção 

às drogas.

Festa da Canção 2024 – O evento arrecada recursos financeiros para a manutenção das entidades assistenciais de Maringá.

3 – Secretaria da Criança e do Adolescente:

Diálogos para o Futuro – O projeto promove rodas de conversa conduzidas por profissionais qualificados em diferentes organizações, abordando temáticas de cidadania, igualdade de gênero, direitos humanos e cultura de paz, com foco no público adolescente.

Feira de Troca de Livros e Brinquedos – Proporciona às crianças e adolescentes o consumo sustentável e propõe uma nova forma de descarte e de aquisição de brinquedos e livros. 

4 – Secretaria da Pessoa com Deficiência

Capacitação para atendimento da pessoa com deficiência – Curso de capacitação Trade de Turismo para atendimentos de pessoas com deficiência, voltado ao setor de hotelaria, restaurantes, parques públicos e outros.

Capacitação de servidores – palestras, encontros e workshops.

Projeto Ser Luz – O Projeto Ser Luz é uma iniciativa dedicada ao acolhimento e apoio de pessoas com deficiência visual, com o intuito de estabelecer um ambiente adaptado. O objetivo é promover a inclusão e melhorar a qualidade de vida dos participantes.

Informática para pessoas com deficiência visual – Curso que ensina os participantes a utilizarem dois aplicativos gratuitos que auxiliam pessoas com deficiência visual por meio de um leitor de tela e de um programa que converte o texto em discurso sintetizado.

Emissão da Carteira do Autista – A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista visa facilitar o reconhecimento e o acesso a direitos e serviços específicos para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no estado do Paraná.

6 – Secretaria de Esporte e Lazer

TEA em Ação – O projeto TEA em Ação é destinado a crianças com Transtorno do Espectro Autista com nível de suporte 1 ou 2. São ofertadas atividades motoras realizadas tanto no solo quanto na piscina. O programa promove a integração de crianças com TEA em ambientes esportivos adaptados e fomenta o acesso ao esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social, além de promover qualidade de vida, capacitação profissional e incentivo à prática esportiva.