As secretarias municipais de Segurança e de Mobilidade Urbana terão o Delegado Luiz Alves (PL) como secretário, a partir de 2025. O vereador reeleito, com 5.488 votos, deve acumular as funções por 120 dias, de acordo com o prefeito eleito, Silvio Barros (Progressistas), que oficializou o anúncio nesta segunda-feira (28). Alves é o quarto nome confirmado para o secretariado da próxima administração.
“Este anúncio não chega a ser uma surpresa porque, desde a formalização da coligação eleitoral, eu havia informado que a gestão da segurança pública ficaria sob a responsabilidade do PL [Partido Liberal]”, destacou Silvio Barros. “Esta é uma área prioritária e que assim foi apontada pelos maringaenses durante todo o período eleitoral. Então, precisamos de alguém com experiência, visão estratégica e, claro, resultados para conduzir os trabalhos. E o Luiz Alves, como vocês sabem, reúne essas características”, afirmou.
Ainda de acordo com o prefeito eleito, o acúmulo das pastas se dará por 120 dias. O objetivo é avaliar a adoção de medidas integradas entre a Segurança e a Mobilidade Urbana, a fim de que as equipes atuem preventiva e coercitivamente.
SECRETÁRIO
Luiz Alves da Silva Alves, de 44 anos, é delegado pela Polícia Civil do Estado do Paraná (PC-PR) há 10 anos. Ele é graduado em Direito pela Universidade Salgado Oliveira, especialista em Direito Eleitoral, pelo Instituto Universitário Cândido Mendes, e em Análise Estratégica da Segurança, pela Escola Superior da Polícia Civil do Paraná. Atuou como delegado no Mato Grosso do Sul, em 2014, e como inspetor de polícia no Rio de Janeiro, entre 2002 e 2005. Na gestão pública, ainda soma experiência como técnico judiciário pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), onde trabalhou entre 2005 e 2014.
“Agora, o desafio é colocar essa experiência a favor da população maringaense, não mais como delegado, mas como secretário. Estou bastante disposto e confiante na gestão do Silvio Barros, a quem agradeço imensamente pelo convite e pela confiança”, ressaltou o delegado. “Sempre priorizei o trabalho integrado com as demais forças de segurança, incluindo a Guarda Municipal. E é com a mesma visão de cooperação, de funcionalidade, que vou assumir ambas as responsabilidades.”
Alves foi eleito vereador em 2020, pelo Republicanos, com 2.000 votos. Na Câmara Municipal de Maringá, ocupa a segunda vice-presidência e atua como corregedor, além de presidir a Comissão Extraordinária de Segurança. Nas eleições deste ano, foi reeleito pelo Partido Liberal (PL), com 5.488 votos.
Com o aceite para assumir a gestão das secretarias, em 2025, seu assento no Legislativo deve ser ocupado pelo suplente, Leandro Bravin, que somou 1.492 votos.
NOMES
Luiz Alves é o quarto nome anunciado por Silvio Barros. Na semana passada, foram confirmados pelo prefeito eleito: Paulo Biazon (União Brasil) para a Secretaria de Esportes e Lazer; Tiago Valenciano para a Secretaria de Cultura; e Vagner Mussio para a Secretaria de Infraestrutura, acumulando a gestão da Secretaria de Limpeza Urbana e da Defesa Civil.