O combate à dengue é diário em Maringá por meio de diversas ações da gestão municipal, seja nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou diretamente nas residências das pessoas. Em 2023, para reforçar as iniciativas, a Prefeitura de Maringá realizou cerca de 30 mutirões aos sábados. Apenas por meio destas ações, os agentes de combate às endemias visitaram mais de 46 mil imóveis e conscientizaram mais de 108 mil pessoas sobre medidas para prevenção da doença.
Por meio dos mutirões, as equipes realizaram vistorias nas residências para eliminar possíveis focos do mosquito da dengue e orientar sobre os cuidados necessários. As ações foram desenvolvidas de forma integrada e reuniram servidores das secretarias de Saúde, Fazenda e Limpeza Urbana.
Além das vistorias aos sábados nos bairros, durante a semana a Fiscalização Integrada da Secretaria de Fazenda notificou imóveis em situações de má conservação para que os proprietários executassem a limpeza. As equipes da Secretaria de Limpeza Urbana também realizaram a limpeza de fundos de vale e locais onde havia registro de descarte irregular de resíduos.
“Os mutirões de combate à dengue aos sábados foram fundamentais para ampliarmos as orientações obre os cuidados necessários para prevenção da dengue. É por meio da visita do agente, muitas vezes, que o morador verifica onde há foco do mosquito transmissor da dengue no quintal. Dessa forma, conseguimos eliminar os criadouros e evitar o aumento de casos”, explicou o secretário de Saúde, Clóvis Melo.
O secretário de Saúde reforçou que os cuidados para combater a dengue devem ser redobrados no período de fim de ano. “Antes de viajar é fundamental fazer uma limpeza no quintal, retirando tudo aquilo que possa acumular água”, disse Clóvis Melo. Outras ações também são importantes, como fechar o saco plástico de lixo e manter a lixeira fechada, lavar a vasilha de água de animais domésticos, retirar a água acumulada de vasos de planta, tratar a água de piscinas com cloro e outras medidas.