Câmara de Maringá
Câmara aprova monitoramento eletrônico das escolas em conexão com a Guarda Municipal
Na sessão ordinária desta quinta-feira (17), na Câmara Muncipal, os vereadores de Maringá analisaram oito projetos e 36 requerimentos de informação ao Executivo e aprovaram entre eles a instalação de monitoramento eletrônico na rede municipal de ensino.
Entre os itens, o destaque foi a aprovação, por 13 votos, em primeira discussão, do substitutivo ao projeto de lei 16.678/2023, de autoria do vereador Sidnei Telles e delegado Luiz Alves, acrescentando o parágrafo único ao artigo 2º da lei 10.760/2018, que dispõe sobre a instalação de câmeras de vídeo (monitoramento eletrônico), com dispositivo para gravação de imagens e áudios, nos estabelecimentos pertencentes à rede pública municipal de educação e ensino do município de Maringá.
- Câmara visa à capacitação dos servidores públicos do Legislativo maringaense
- Projetos aprovados na Câmara Municipal tornar cada vez mais ‘Maringá Mais Segura’
Monitoramento eletrônico das escolas
A proposta do vereador Sidnei Telles e delegado Luiz Alves, estabelece monitoramento eletrônico através de câmeras com as imagens de áreas externas, das entradas e dos pátios deverão estar interligadas ao Centro de Controle Integrado da Guarda Civil Municipal.
Outras pautas
Em primeira discussão, foi aprovado, com 12 votos, o projeto de decreto legislativo 8/2023, de autoria da Mesa Executiva, que aprova o edital da licitação e a minuta do contrato correlato que tem por objetivo delegar a prestação dos serviços de iluminação pública no município de Maringá.
Com 11 votos, foi aprovado, em segunda discussão, o projeto de lei complementar 2.216/2023, de autoria do vereador Mário Hossokawa, alterando a lei complementar 218/98 com o intuito de proibir a concessão de alvará de licença para as casas de diversão noturna que não atendam a todas as exigências legais concernentes ao tratamento acústico do ambiente.
Com 10 votos, foi aprovado, em segunda discussão, o projeto de lei 16.737/2023, de autoria do Poder Executivo, que institui o Programa de Economia Criativa no município de Maringá.
Seu objetivo é incentivar a economia local, tornando-a norteadora das atividades voltadas aos benefícios que contribuam para o desenvolvimento de atividades produtivas que visem exclusivamente à criação de produtos, bens ou serviços, de valor intelectual, social e criativo.
Em segunda discussão, também foi aprovado, por 11 votos, o projeto de lei complementar 2.221/2023, de autoria do Poder Executivo, transformando em Zona Especial para Habitação de Interesse Social (ZEIS), conforme previsto no inciso XV do artigo 24, no inciso I do artigo 64 e nos artigos 67, 68 e 70 da lei complementar 632/2006, o lote 71-A, da Gleba Patrimônio Sarandi, Matrícula 94.847, do 1º Serviço e Registro de Imóveis, cadastro 36524200.
Ainda, em segunda discussão, foi aprovado, por 13 votos, o projeto de lei 16.677/2023, de autoria do vereador Sidnei Telles, denominando Doutor José Carlos de Toledo a praça pública, existente na Zona 02, situada na confluência da Rua Martim Afonso com a Avenida Papa João XXIII, destacada da Praça Vereador Malaquias de Abreu, pela abertura da Rua Nhá Chica, na Zona 02.
Com 10 votos, foi aprovado, em segunda discussão, o projeto de lei 16.746/2023, de autoria do vereador Alex Chaves, declarando de Utilidade Pública a Cooperativa Norte de Maringá de Separadores e Separadoras de Materiais Recicláveis e Prestação de Serviços (COOPERNORTE).
Também com 14 votos, foi aprovado, em segunda discussão, o projeto de lei 16.647/2023, de autoria do vereador Belino Bravin Filho, denominando José Cardoso dos Santos a Avenida 34.018, situada na zona 34.
Em discussão única, os vereadores aprovaram 36 requerimentos de informação destinados ao Executivo.
Você pode acessar a pauta completa no menu “Pauta da Sessão” no site: https://www.cmm.pr.gov.br/
Câmara de Maringá
Câmara agenda sessões extraordinárias para sexta-feira e sábado
A Câmara Municipal de Maringá realizará, amanhã (13) e sábado (14), sessões extraordinárias para esgotar a pauta de projetos do ano, antes do encerramento do período legislativo e da atual legislatura. Ambas sessões começarão às 9h30, no plenário Ulisses Bruder.
Nesta quinta-feira (12), em sessão ordinária, os vereadores analisaram 27 projetos e 22 requerimentos, incluindo uma hora de prorrogação do tempo definido pelo Regimento Interno. Confira no site oficial da Câmara Municipal de Maringá.
Câmara de Maringá
Vereadores de Maringá: Sai Bacurau e entra Urso, é a dança das cadeiras
Urso disputou as eleições municipais de 2020 para a Câmara de Vereadores, alcançando 90 votos, e ficou na suplência do então vereador Flávio Mantovani
Em Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (12) na Câmara Municipal de Maringá, Chrystian Ronaldo Silva, conhecido como Urso (Rede Sustentabilidade), assumiu a função de vereador. Ele ocupa a vaga deixada por Adriano da Silva Oliveira, o Bacurau, afastado por infidelidade partidária. O mandato de Urso se estende até o fim da atual Legislatura, em 31 de dezembro de 2024.
Urso disputou as eleições municipais de 2020 para a Câmara de Vereadores, alcançando 90 votos, e ficou na suplência do então vereador Flávio Mantovani, cujo mandato foi cassado em 2022 também por infidelidade partidária. Na época, a Câmara solicitou a lista de suplentes ao juízo eleitoral competente, que apontou Bacurau como primeiro suplente.
No entanto, ao ser diplomado em 2022, Bacurau já havia migrado para o PSDB, deixando a Rede Sustentabilidade, partido pelo qual concorreu em 2020. Urso então entrou com uma ação judicial, alegando que a vaga pertence ao partido, e solicitando o afastamento de Bacurau por infidelidade partidária.
A decisão do Acórdão nº 65.179, proferida na sessão de julgamento em 22 de outubro de 2024, nos autos da Ação de Justificação de Desfiliação Partidária/Perda de Cargo Eletivo nº 0600581-73.2024.6.16.0000, determinou a posse de Urso na vaga de Bacurau.
Sessão Ordinária 12/11/2024
Imagens
Câmara de Maringá
Neta do prefeito eleito assume como chefe de gabinete
Bianca Miquelissa da Silva assume como chefe de gabinete do vereador eleito Luiz Neto
Maringá terá uma nova figura central no legislativo municipal. Bianca Miquelissa da Silva, neta do prefeito eleito Silvio Barros II (PP), assumirá o cargo de chefe de gabinete do vereador eleito Luiz Neto (AGIR).
A indicação de Bianca, que atuou na campanha de Luiz Neto, foi confirmada pelo próprio Luiz para a redação do portal Saiba Já News. Sua nomeação para o cargo de maior confiança demonstra a importância da família Barros na nova legislatura da Câmara de Vereadores.
Com a experiência adquirida na campanha de Luiz Neto, Bianca chega à Câmara de Maringá com o desafio de coordenar as ações do gabinete e auxiliar nas decisões que impactarão diretamente a vida dos maringaenses.
A escolha de Bianca Miquelissa da Silva para o cargo de chefe de gabinete reforça a tradição familiar na política maringaense e abre um novo capítulo na história da cidade. A expectativa é que a nova personagem política traga novas ideias e projetos para o desenvolvimento de Maringá.
-
Fashion7 anos ago
These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017
-
Entertainment7 anos ago
The final 6 ‘Game of Thrones’ episodes might feel like a full season
-
Fashion7 anos ago
According to Dior Couture, this taboo fashion accessory is back
-
Entertainment7 anos ago
The old and New Edition cast comes together to perform
-
Sports7 anos ago
Phillies’ Aaron Altherr makes mind-boggling barehanded play
-
Business7 anos ago
Uber and Lyft are finally available in all of New York State
-
Entertainment7 anos ago
Disney’s live-action Aladdin finally finds its stars
-
Sports7 anos ago
Steph Curry finally got the contract he deserves from the Warriors