Dom Jaime Luiz Coelho é homenageado em exposição de 17 de agosto de 31 de outubro

Repórter Jota Silva
Primeiro arcebispo de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho. Foto: Arquidiocese de Maringá

Primeiro arcebispo de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho é homenageado em exposição ′A Sentinela de Maringá′

Dom Jaime Luiz Coelho é um dos principais nomes da história de Maringá. Neste ano, que marca os 10 anos do falecimento do primeiro arcebispo da cidade, a Prefeitura de Maringá organizou uma mostra em homenagem a Dom Jaime. A exposição ′A Sentinela de Maringá′ traça a ligação entre ele e o município. A abertura da mostra será em 17 de agosto, às 17h, na sala de Exposições do Museu de História e Artes Hélenton Borba Cortes, no primeiro piso do Teatro Calil Haddad. A exposição, gratuita e aberta para a comunidade, seguirá até 31 de outubro.

A exposição funcionará entre segunda e sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. A realização é da Prefeitura de Maringá, por meio da Gerência de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, em parceria com a Arquidiocese de Maringá, Associação Comercial de Maringá (ACIM) e o Shopping Maringá Park.

  • Prefeitura inicia cadastro de alunos que vão ingressar no 1º ano do ensino fundamental em 2024
  • 5ª Caminhada Internacional na Natureza Circuito Águas do Pirapó está com Inscrições abertas

“Dom Jaime é um dos nomes mais importantes da história de Maringá. A exposição vai reforçar o papel fundamental exercido por ele para o crescimento da nossa Maringá em diferentes áreas. É uma oportunidade para aqueles que conhecem a história, mas também para que as novas gerações possam conhecê-lo. A obra e a memória dele serão mantidas como merece”, destaca o prefeito Ulisses Maia.

A exposição mostrará Dom Jaime Luiz Coelho além da representação religiosa e reforçará sua participação na história do município, na construção social, política, econômica e cultural da cidade. No espaço, os visitantes poderão conferir vários objetos que retratam a vida do padre, como fotos, pinturas, vestimentas, peças sacras e o Corcel 1975, carro que Dom Jaime usava pelas ruas da cidade.

“Pela importância e relevância histórica, conhecer Dom Jaime é conhecer a história de Maringá. A exposição é uma apresentação de quem foi essa figura que auxiliou a construção e desenvolvimento da cidade”, afirma o secretário de Cultura, Victor Simião.

História de Dom Jaime Luiz Coelho

Nascido em 1916 na cidade de Franca, em São Paulo, Dom Jaime Luiz Coelho fez o seminário menor em Campinas e cursou Filosofia e Teologia em São Paulo. Foi ordenado padre em 1941. Em 1956, 15 anos após a ordenação, foi escolhido como primeiro bispo da recém-criada Diocese de Maringá. No fim de 1979, Maringá foi elevada à arquidiocese e em janeiro do ano seguinte tomou posse como arcebispo, função que ficou até julho de 1997, quando entregou o comando.

O trabalho de Dom Jaime Luiz Coelho na cidade vai muito além da atuação religiosa. Ele foi o idealizador da construção da Catedral Nossa Senhora Basílica, monumento religioso mais alto da América Latina e o 10º mais alto do mundo, com 124 metros. Na educação, foi fundador e diretor da Faculdade Estadual de Ciências Contábeis, entidade embrionária da Universidade Estadual de Maringá, responsável pelo primeiro curso superior ministrado na cidade.

O impacto social dele promoveu a construção da Livraria Católica (atual Livrarias Paulinas), a reformulação do Albergue Santa Luiza de Marillac, a construção do Núcleo Social Papa João XXIII, a consolidação da Santa Casa, a fundação do jornal Folha do Norte do Paraná e a implantação da TV 3° Milênio. Dom Jaime morreu em 5 de agosto de 2013, vítima de insuficiência renal crônica.

Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.