MP acusa Edson Scabora (PSD) de propaganda antecipada, solicita retirada de vídeo e aplicação de multa

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
2 Lidos
Edson Scabora (PSD)

O Ministério Público Eleitoral de Maringá entrou com uma ação contra o vice-prefeito e candidato a prefeito, Edson Scabora (PSD), por propaganda eleitoral antecipada. O MP pede à Justiça Eleitoral a retirada de um vídeo publicado nas redes sociais de Scabora e a aplicação de multa diária.

De acordo com o promotor Wilson Euclides Guazzi Massali, Scabora realizou propaganda eleitoral, travestida de publicidade institucional. No vídeo, o vice-prefeito participa de reunião comunitária onde há “exaltação a gestão” o que ocasiona um desequilíbrio na corrida eleitoral de maneira extemporânea.

“Há uma divulgação do nome e da imagem do Vice-Prefeito e pré-candidato ao cargo de Prefeito, associada ao enaltecimento de suas qualidades, e a os atos que foram praticados durante a gestão em que fez parte como Vice, de maneira a preparar o caminho para a campanha eleitoral direta, a ser deflagrada em momento posterior”, aponta o promotor.

PROPAGANDA SUBLIMINAR – O MP aponta também o uso de expressões como “Maringá Avança” e “não posso nem cogitar em votar outro candidato” e “é um candidato que vai dar prosseguimento ao trabalho que tem sido feito” que configuram pedido velado de voto.

“Em um contexto de Vice-Prefeito e pré-candidato a Prefeito faz uma publicação dessa índole é evidente que está claramente fazendo pedido de voto e apoio político”, reforça a ação.

  • Paraná desenvolvimento
Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.