No Super Prefeitura nos Bairros, município assina contrato para instalação de 500 pontos de Wi-Fi gratuito em espaços públicos e disponibiliza primeira rede na Vila Vardelina

Instalação da rede de internet ocorrerá de forma gradual na cidade

Repórter Jota Silva
A Prefeitura assinou o contrato com as empresas Giga Mais Fibra e Algar Telecom, responsáveis pelo serviço (Crédito: Rafael Macri / PMM)

A Prefeitura iniciou o maior programa de inclusão digital da história de Maringá. A Praça de Cidade de Bréscia, na Vila Vardelina, foi o primeiro local, dos 500 espaços públicos previstos, a receber a rede Wi-Fi gratuita. No local, ocorreu a cerimônia de assinatura do contrato com as empresas Giga Mais Fibra e Algar Telecom, responsáveis pelo serviço, nesta quinta-feira, 27. O evento também abriu mais uma edição do Super Prefeitura nos Bairros, que reuniu diversas ações de cidadania e serviços gratuitos. 

Para instalação de Wi-Fi gratuito em 500 espaços públicos, a Prefeitura investiu R$ 9,5 milhões. A Algar Telecom adquiriu o lote para instalação das antenas nos ambientes públicos, configuração dos dispositivos e segurança da rede, enquanto a Giga Mais Fibra ficará responsável pelos links de internet (modems e roteadores). A conexão será feita por fibra óptica, com velocidade de 500MB, 750MB e 1GB, dependendo do tamanho do espaço. Haverá equipamentos exclusivos para os locais e uma rede composta por mais de 1,5 mil antenas.

A instalação da rede de internet ocorrerá de forma gradual, em três fases. A primeira etapa terá até 60 dias, com instalação de pontos de internet em 120 locais. Em até 150 dias, os 500 espaços públicos terão internet gratuita. Também está prevista a instalação de rede em outros pontos que serão definidos no período de vigência do contrato, como novos espaços e prédios públicos.

“Não há cidade no Brasil com o alcance de internet gratuita que Maringá terá, por toda a cidade. O maringaense poderá ir aos espaços públicos e usar a internet que a Prefeitura viabilizou sem pagar um centavo. Porque a cidade é do maringaense. Isso é inclusão digital. Isso é permitir que as pessoas usem os serviços da Prefeitura a seu favor”, afirmou o prefeito Ulisses Maia.

A rede de Wi-Fi será instalada em praças, parques, serviços de assistência social, restaurantes populares, unidades de saúde, conselhos tutelares, feiras, bibliotecas, teatros, centros esportivos, Vila Olímpica, quadras do Meu Campinho, terminal, rodoviária, aeroporto, unidades do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais, além de espaços administrativos da Prefeitura, como o Paço Municipal e secretarias, entre outros (acesse o mapa interativo com os espaços públicos aqui).

Super Prefeitura nos Bairros – Durante o Super Prefeitura nos Bairros, na Vila Vardelina, a comunidade participou de diversas atividades promovidas pelo município, como atrações culturais, ações recreativas e esportivas, serviços de saúde, troca de recicláveis por hortifrutis, inscrições para cursos profissionalizantes e outros serviços gratuitos.

Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.