Comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), Maringá receberá o lançamento nacional do Programa de Certificação ODS. A cerimônia será realizada neste sábado, 29, às 14h, no auditório do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC). O evento é promovido pelo Instituto ODS e tem apoio da Prefeitura, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam).
Maringá foi escolhida como sede do lançamento pelo comprometimento da Prefeitura com o desenvolvimento sustentável. Em 2021, o município aderiu à Agenda 2030, plano global da ONU, com o compromisso de promover políticas públicas para alcançar as 17 metas em diferentes áreas em prol da qualidade de vida da população. Além disso, a cidade se destaca pela adesão ao conceito de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG) na gestão pública, com a utilização responsável dos recursos financeiros e ambientais.
A Certificação ODS é um projeto que nasceu em Maringá. No ano passado, a Prefeitura recebeu o Selo Ouro dos ODS pelas políticas públicas implantadas em prol do desenvolvimento sustentável. Agora, a certificação torna-se nacional por meio do Instituto ODS e apoio coletivo do Parque Tecnológico de Itaipu, Evoa Aceleradora e do Governo do Estado do Paraná. Na cerimônia, serão apresentados detalhes do programa, com os objetivos, etapas e benefícios. Também haverá a posse da Miss Brasil, jornalista e economista, Mia Mamede, como porta-voz dos ODS no Brasil.
Para a diretora-presidente do Ipplam, Bruna Barroca, o evento é um reconhecimento do trabalho desenvolvido na Prefeitura. “Maringá se tornou uma cidade sustentável e eficiente, fruto de um trabalho desenvolvido pelo município e apoiado por todo o ecossistema. Essa é mais uma oportunidade de conscientizarmos toda a comunidade sobre a importância e relevância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o bem-estar social”, destaca.
Serviço:
O que: Lançamento Nacional da Certificação ODS
Quando: Sábado, 29, às 14h
Onde: Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC)