Com apoio da Prefeitura, Maringá sedia lançamento nacional da Certificação ODS neste sábado, 29

Município foi escolhido pelo comprometimento com o desenvolvimento sustentável

Repórter Jota Silva
A cerimônia será realizada neste sábado, 29, às 14h, no auditório do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC) (Crédito: Rafael Macri/ PMM)

Comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), Maringá receberá o lançamento nacional do Programa de Certificação ODS. A cerimônia será realizada neste sábado, 29, às 14h, no auditório do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC). O evento é promovido pelo Instituto ODS e tem apoio da Prefeitura, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam).

Maringá foi escolhida como sede do lançamento pelo comprometimento da Prefeitura com o desenvolvimento sustentável. Em 2021, o município aderiu à Agenda 2030, plano global da ONU, com o compromisso de promover políticas públicas para alcançar as 17 metas em diferentes áreas em prol da qualidade de vida da população. Além disso, a cidade se destaca pela adesão ao conceito de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG) na gestão pública, com a utilização responsável dos recursos financeiros e ambientais. 

A Certificação ODS é um projeto que nasceu em Maringá. No ano passado, a Prefeitura recebeu o Selo Ouro dos ODS pelas políticas públicas implantadas em prol do desenvolvimento sustentável. Agora, a certificação torna-se nacional por meio do Instituto ODS e apoio coletivo do Parque Tecnológico de Itaipu, Evoa Aceleradora e do Governo do Estado do Paraná. Na cerimônia, serão apresentados detalhes do programa, com os objetivos, etapas e benefícios. Também haverá a posse da Miss Brasil, jornalista e economista, Mia Mamede, como porta-voz dos ODS no Brasil.

Para a diretora-presidente do Ipplam, Bruna Barroca, o evento é um reconhecimento do trabalho desenvolvido na Prefeitura. “Maringá se tornou uma cidade sustentável e eficiente, fruto de um trabalho desenvolvido pelo município e apoiado por todo o ecossistema. Essa é mais uma oportunidade de conscientizarmos toda a comunidade sobre a importância e relevância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o bem-estar social”, destaca.

Serviço:

O que: Lançamento Nacional da Certificação ODS

Quando: Sábado, 29, às 14h

Onde: Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC)

Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.