Por meio do ProZeis, Prefeitura entrega ‘Solar das Araucárias’ e beneficia 320 famílias com moradia própria

Com novo empreendimento, programa chega a mais de 1,2 mil unidades habitacionais entregues

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
4 Lidos
A Prefeitura realizou neste sábado, 22, a entrega do ‘Solar das Araucárias’, o quinto empreendimento viabilizado pelo ProZeis. (Crédito: Rafael Macri / PMM)

O sonho da moradia própria virou realidade para mais 320 famílias maringaenses. A Prefeitura realizou neste sábado, 22, a entrega do ‘Solar das Araucárias’, o quinto empreendimento viabilizado pelo Programa Zonas Especiais de Interesse Social (ProZeis). Com o novo empreendimento, o programa chega a mais de 1,2 mil unidades habitacionais entregues.

Localizado na Rua Pequi, no Jardim Tropical, o ‘Solar das Araucárias’ possui 17 mil metros quadrados de área construída. Os apartamentos têm 45 metros quadrados, com dois quartos, um banheiro, sala e cozinha integradas e sacada. Construído pela Yticon, o condomínio tem área de lazer completa, com piscina adulta e infantil, playground, quadra esportiva, área de lazer para animais de estimação e espaço gourmet com churrasqueira. O residencial, que fica próximo ao Hospital Universitário, tem toda infraestrutura externa pronta.

As famílias com até três salários mínimos tiveram acesso a subsídio de R$ 15 mil por meio do Programa Casa Fácil Paraná, do Governo do Estado, além de R$ 23 mil do Programa Minha Casa Minha Vida e possibilidade de abatimento pelo Fundo de Garantia (FGTS).

Crislaine da Silva, 33 anos, foi uma das contempladas com a moradia própria no ‘Solar das Araucárias’. Ela reside em Maringá há 14 anos e realizou o sonho da família, formada por ela, marido e dois filhos. “Sentimento de gratidão. Cada conquista será sempre uma vitória e deve ser comemorada. Assim como nós, várias outras famílias terão a oportunidade de adquirir sua casa própria”, afirma.

O prefeito Ulisses Maia destacou que o ProZeis é referência nacional em habitação e é a consolidação de um sonho para muitas famílias. “Quando pensamos nesse programa, sabíamos do potencial revolucionário que teria. Hoje, ultrapassamos a marca de 1,2 mil apartamentos entregues por meio dessa política pública. É garantia de moradia própria por meio de financiamento acessível”, reforçou.

Criado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo e Habitação (Seurbh), o ProZeis permite que áreas que antes não poderiam receber edifícios verticais passem a ter potencial construtivo para habitação vertical. Em contrapartida, um terço das unidades deve ser destinado para famílias com renda de até três salários mínimos e as demais para famílias com até seis salários mínimos. O financiamento possui mensalidade com valor inferior ao aluguel padrão e isenção do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) na aquisição do imóvel. As construtoras não pagam IPTU e ISS de construção civil durante a obra.

Com o ‘Solar das Araucárias’, a Prefeitura chega a mais de 1,2 mil unidades entregues por meio do ProZeis. Já foram entregues 176 unidades habitacionais do ‘Condomínio Villagio Azaleia’, 224 do ‘Residencial Manacá’, 320 do ‘Solar das Laranjeiras’ e 200 do ‘Residencial Maragogi’. Além disso, mais 1,2 mil apartamentos estão em construção pelo programa e serão entregues nos próximos meses, com o ‘Soladio Itália I e II, Residencial Maraú, Residencial Marapé, Parque do Japão, Terra de Santa Cruz I e II e Rebouças.

Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.