Referência no incentivo à qualificação e capacitação profissional, a Prefeitura de Maringá realizou nesta quinta-feira, 6, a formatura de 30 alunos dos cursos de confecção de roupas do programa ‘Qualifica Paraná 2024’. Os cursos são de costura industrial com ênfase em uniformes profissionais e de técnicas de montagem de calças e camisetas com ênfase em malha e jeans.
O evento ocorreu no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC) e contou com a presença do vice-prefeito Edson Scabora e do secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), Mauro Moraes, que entregaram os certificados aos novos costureiros. A formação foi uma parceria entre o município, por meio da Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab) e da Agência do Trabalhador, o Senai e a SETR.
A capacitação gratuita teve 96 horas de carga horária, com aulas entre março e maio, na unidade móvel do Senai, ao lado do Terminal Urbano. Além disso, a grade contou com oito horas de conteúdo complementar sobre a preparação para o mercado de trabalho. Os alunos receberam um subsídio de R$ 25 por dia de aula para custeio da logística, totalizando R$ 600 ao fim do curso.
- Prefeitura abre inscrições para cursos livres do Centro de Ação Cultural na segunda-feira, 10; são mais de 420 vagas
- Prefeitura lança projeto ‘Ruas Encantadas’ e colore vias do entorno do Cmei Francisco Robl neste sábado, 8
“O projeto proporciona qualificação profissional, desenvolvimento de habilidades e oportunidades aos participantes, além de fomentar o mercado de trabalho com novos profissionais qualificados para a função. A formação profissional tem papel fundamental no cenário socioeconômico da nossa cidade”, afirma o vice-prefeito Edson Scabora.
O secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, destacou a relevância do projeto ‘Qualifica Paraná 2024’ e reforçou que “com a grande oferta de cursos gratuitos para qualificar a mão de obra, o Paraná forma profissionais com o conhecimento técnico necessário para ocupar as melhores vagas no mercado de trabalho”, destaca.