Paralisia infantil — A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, iniciará nesta segunda-feira, 27, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Os pais ou responsáveis devem levar as crianças menores de 5 anos até às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para reforçar a proteção contra a paralisia infantil. O imunizante estará disponível em todas as 35 UBSs de Maringá (confira em anexo o horário de vacinação em cada unidade).
A campanha de vacinação contra a poliomielite deste ano será a última com aplicação da vacina oral, conhecida popularmente como as ‘gotinhas contra a paralisia infantil’. A partir do segundo semestre deste ano, o esquema vacinal será apenas com doses de aplicação injetável da VIP (vacina inativada poliomielite). A vacina estará disponível em todas as UBSs até 14 de junho. O ‘Dia D de Vacinação’ será no sábado 8 de junho.
Todas as crianças de 1 ano até 5 anos incompletos (4 anos 11 meses 29 dias) que já tiverem recebido as três doses da vacina injetável deverão receber as gotinhas durante o período da campanha. Caso ainda não tenham completado o esquema, receberão a dose da vacina injetável. As crianças de dois meses a menores de 1 ano receberão apenas dose da vacina injetável, caso necessitem.
- Prefeitura premia alunos da rede municipal vencedores do concurso de desenho em comemoração aos 77 anos de Maringá
- Miriam Scabora é anunciada como nova secretária de Assistência Social
- Evento ‘Super Prefeitura nos Bairros’ valoriza a comunidade do Conjunto Requião e atrai milhares de pessoas
“A orientação é que os pais ou responsáveis levem as crianças até às UBSs para que nossas equipes avaliem as carteirinhas de vacinação. A vacina contra a poliomielite é fundamental e um ato de amor às nossas crianças. As pesquisas já têm alertado para o alto risco da volta da doença no Brasil devido a baixa cobertura vacinal e não podemos deixar que isso ocorra”, destaca a secretária de Saúde, Karina Rissardo.
Para facilitar o acesso aos imunizantes, as UBSs Quebec e Pinheiros seguem com horário ampliado de vacinação até às 20h30. A Secretaria de Saúde reforça que para a vacinação é necessário levar carteirinha, documento pessoal e CPF da criança.