Maringá inicia campanha de vacinação contra paralisia infantil na segunda-feira, 27

Repórter Jota Silva
O imunizante estará disponível em todas as 35 UBSs de Maringá (Crédito: Arquivo/ PMM)

Paralisia infantil — A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, iniciará nesta segunda-feira, 27, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Os pais ou responsáveis devem levar as crianças menores de 5 anos até às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para reforçar a proteção contra a paralisia infantil. O imunizante estará disponível em todas as 35 UBSs de Maringá (confira em anexo o horário de vacinação em cada unidade). 

A campanha de vacinação contra a poliomielite deste ano será a última com aplicação da vacina oral, conhecida popularmente como as ‘gotinhas contra a paralisia infantil’. A partir do segundo semestre deste ano, o esquema vacinal será apenas com doses de aplicação injetável da VIP (vacina inativada poliomielite). A vacina estará disponível em todas as UBSs até 14 de junho. O ‘Dia D de Vacinação’ será no sábado 8 de junho. 

Todas as crianças de 1 ano até 5 anos incompletos (4 anos 11 meses 29 dias) que já tiverem recebido as três doses da vacina injetável deverão receber as gotinhas durante o período da campanha. Caso ainda não tenham completado o esquema, receberão a dose da vacina injetável. As crianças de dois meses a menores de 1 ano receberão apenas dose da vacina injetável, caso necessitem. 

“A orientação é que os pais ou responsáveis levem as crianças até às UBSs para que nossas equipes avaliem as carteirinhas de vacinação. A vacina contra a poliomielite é fundamental e um ato de amor às nossas crianças. As pesquisas já têm alertado para o alto risco da volta da doença no Brasil devido a baixa cobertura vacinal e não podemos deixar que isso ocorra”, destaca a secretária de Saúde, Karina Rissardo. 

Para facilitar o acesso aos imunizantes, as UBSs Quebec e Pinheiros seguem com horário ampliado de vacinação até às 20h30. A Secretaria de Saúde reforça que para a vacinação é necessário levar carteirinha, documento pessoal e CPF da criança.

Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.