Com curso gratuito de língua chinesa, Maringá e Yongzhou reforçam laços de irmandade

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
2 Lidos

Maringá e Yongzhou, na China, firmaram acordo de irmandade no ano passado, com o objetivo de promover cooperação e intercâmbio cultural, social, econômico e turístico. Para reforçar os laços de irmandade, as duas cidades promovem um curso gratuito de língua chinesa para os maringaenses, por meio de parceria entre a Universidade de Ciência e Engenharia de Hunan (Hunan University of Science and Engineering – Huse) e o Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

As inscrições foram realizadas previamente pela UEM. As aulas iniciaram nesta quarta-feira, 27, e seguem até 12 de junho. Os encontros serão semanais, realizados às quartas-feiras. O curso é online e ministrado na língua inglesa, por meio da plataforma Tencent RTC, com temas relacionados à gramática e cultura chinesa.

“Esse é o início de uma trajetória de irmandade que trará muitos benefícios para as duas cidades. Nosso objetivo é estreitar cada vez mais essa relação e ampliar a troca de conhecimento e o desenvolvimento mútuo em diversas áreas”, destaca o prefeito Ulisses Maia.

A cidade chinesa de Yongzhou conta com 5,3 milhões de habitantes e é o principal município de uma região metropolitana. Além de Yongzhou, Maringá tem mais cinco cidades-irmãs: Kakogawa (Japão), Leiria (Portugal), San Martin (Argentina), Caserta (Itália) e Pombal (Paraíba, Brasil).

Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.