Maringá e Yongzhou, na China, firmaram acordo de irmandade no ano passado, com o objetivo de promover cooperação e intercâmbio cultural, social, econômico e turístico. Para reforçar os laços de irmandade, as duas cidades promovem um curso gratuito de língua chinesa para os maringaenses, por meio de parceria entre a Universidade de Ciência e Engenharia de Hunan (Hunan University of Science and Engineering – Huse) e o Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
As inscrições foram realizadas previamente pela UEM. As aulas iniciaram nesta quarta-feira, 27, e seguem até 12 de junho. Os encontros serão semanais, realizados às quartas-feiras. O curso é online e ministrado na língua inglesa, por meio da plataforma Tencent RTC, com temas relacionados à gramática e cultura chinesa.
“Esse é o início de uma trajetória de irmandade que trará muitos benefícios para as duas cidades. Nosso objetivo é estreitar cada vez mais essa relação e ampliar a troca de conhecimento e o desenvolvimento mútuo em diversas áreas”, destaca o prefeito Ulisses Maia.
A cidade chinesa de Yongzhou conta com 5,3 milhões de habitantes e é o principal município de uma região metropolitana. Além de Yongzhou, Maringá tem mais cinco cidades-irmãs: Kakogawa (Japão), Leiria (Portugal), San Martin (Argentina), Caserta (Itália) e Pombal (Paraíba, Brasil).