Os investimentos da gestão municipal em políticas públicas que garantem saúde, qualidade de vida e bem-estar aos idosos foram reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Maringá foi certificada como ′Cidade Amiga da Pessoa Idosa′ e passa a ser membro da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas dos Idosos. A conquista reconhece as iniciativas do município para criar ambientes amigáveis e promover o envelhecimento ativo e saudável.
Segundo a OMS, Maringá apresenta “boas condições de renda, educação e longevidade da população” devido ao alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de 0.808, o 20º melhor do país. A cidade foi reconhecida pela estrutura social formada para melhoria, proteção e cuidado das pessoas idosas.
“Em Maringá, a pessoa idosa é respeitada, cuidada e protegida. Investimos em diversas políticas públicas que garantem a efetiva inclusão das pessoas idosas na sociedade. O primeiro passo é o reconhecimento dessas pessoas, que tanto lutaram e ajudaram a construir a nossa cidade. Como parte da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas dos Idosos, vamos ampliar as ações que consolidam Maringá como uma cidade acolhedora para esse público”, afirma o prefeito Ulisses Maia.
A gestão municipal investiu em medidas que foram essenciais para a certificação pela OMS. Entre as ações estão a criação de uma gerência focada no desenvolvimento de ações e projetos voltados aos idosos, a atuação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e a implantação do Comitê Gestor.
Condomínio do Idoso
Neste ano, o município entregou uma nova ala do Condomínio do Idoso Cidade Nova, que ganhou 34 apartamentos. Com investimento de R$ 5,1 milhões, o local passou a ter 74 unidades habitacionais e capacidade para acolher 140 idosos em situação de vulnerabilidade social. O Condomínio do Idoso é gerido pela Prefeitura de Maringá e conta com salão de festas, academia da terceira idade e infraestrutura para acessibilidade e segurança dos moradores.
Além disso, a cidade conta com a Rede de Proteção Atenção Integral às Pessoas Idosas para atendimento de situações de vulnerabilidade, com apoio dos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), de Convivência e Fortalecimento de vínculos (SCFV) e de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). O município inaugurará mais uma unidade do Centro Dia do Idoso, que atende às necessidades da pessoa idosa, garantindo segurança, autonomia, bem-estar e socialização. A rede de políticas públicas também inclui a Casa Lar Benedito Franchini e a Unidade de Acolhimento de Longa Permanência para Idosos, além de parcerias com entidades assistenciais não governamentais.