Organização Mundial da Saúde reconhece Maringá como Cidade Amiga da Pessoa Idosa

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
3 Lidos
Condomínio do Idoso

Os investimentos da gestão municipal em políticas públicas que garantem saúde, qualidade de vida e bem-estar aos idosos foram reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Maringá foi certificada como ′Cidade Amiga da Pessoa Idosa′ e passa a ser membro da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas dos Idosos. A conquista reconhece as iniciativas do município para criar ambientes amigáveis e promover o envelhecimento ativo e saudável.

Segundo a OMS, Maringá apresenta “boas condições de renda, educação e longevidade da população” devido ao alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de 0.808, o 20º melhor do país. A cidade foi reconhecida pela estrutura social formada para melhoria, proteção e cuidado das pessoas idosas.

“Em Maringá, a pessoa idosa é respeitada, cuidada e protegida. Investimos em diversas políticas públicas que garantem a efetiva inclusão das pessoas idosas na sociedade. O primeiro passo é o reconhecimento dessas pessoas, que tanto lutaram e ajudaram a construir a nossa cidade. Como parte da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas dos Idosos, vamos ampliar as ações que consolidam Maringá como uma cidade acolhedora para esse público”, afirma o prefeito Ulisses Maia.

A gestão municipal investiu em medidas que foram essenciais para a certificação pela OMS. Entre as ações estão a criação de uma gerência focada no desenvolvimento de ações e projetos voltados aos idosos, a atuação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e a implantação do Comitê Gestor.

Condomínio do Idoso

Neste ano, o município entregou uma nova ala do Condomínio do Idoso Cidade Nova, que ganhou 34 apartamentos. Com investimento de R$ 5,1 milhões, o local passou a ter 74 unidades habitacionais e capacidade para acolher 140 idosos em situação de vulnerabilidade social. O Condomínio do Idoso é gerido pela Prefeitura de Maringá e conta com salão de festas, academia da terceira idade e infraestrutura para acessibilidade e segurança dos moradores.

Além disso, a cidade conta com a Rede de Proteção Atenção Integral às Pessoas Idosas para atendimento de situações de vulnerabilidade, com apoio dos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), de Convivência e Fortalecimento de vínculos (SCFV) e de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). O município inaugurará mais uma unidade do Centro Dia do Idoso, que atende às necessidades da pessoa idosa, garantindo segurança, autonomia, bem-estar e socialização. A rede de políticas públicas também inclui a Casa Lar Benedito Franchini e a Unidade de Acolhimento de Longa Permanência para Idosos, além de parcerias com entidades assistenciais não governamentais.

  • Paraná desenvolvimento
Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.