Modelo de agilidade e eficiência — Com investimento em tecnologia e inovação para tornar os processos ainda mais eficientes, econômicos e transparentes, a Prefeitura de Maringá tornou-se referência ao implantar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em 2020. Nesta terça-feira, 16, representantes do município se reuniram com a equipe da Prefeitura de Jaru, de Rondônia, para auxiliar na implantação do sistema eletrônico. Em Maringá, o SEI proporcionou economia de cerca de R$ 4 milhões e mais de 45 milhões de folhas de papel deixaram de ser usadas com a digitalização dos processos.
Durante o encontro online, representantes da Prefeitura de Maringá compartilharam informações e apresentaram a metodologia utilizada pelo município. O secretário de Governo, Hércules Kotsifas, explicou que o município garantirá suporte necessário para a implantação do SEI em Jaru.
“Os representantes da Prefeitura de Jaru informaram que realizaram uma pesquisa para encontrar os municípios que utilizam o SEI e Maringá foi a escolhida por apresentar um processo mais consistente na utilização do sistema. Isso reforça que os investimentos da gestão municipal consolidam nossa cidade como referência nacional em eficiência nos serviços públicos”, afirmou Hércules Kotsifas. Ele destacou que, desde a implantação, mais de 270 mil processos foram movimentados via SEI.
Além de Jaru, a gestão municipal firmou termo de cooperação técnica com cidades da região, como Sarandi, São Jorge do Ivaí, Doutor Camargo, Floraí, Santa Fé, Ângulo e Astorga, para auxiliar na implantação do sistema. O SEI é uma ferramenta pública e a comunidade também pode solicitar serviços, como o IPTU Verde, autorização para uso de espaços esportivos, recursos de autos e outros. A ferramenta foi desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para uso gratuito e livre pelas administrações públicas.