Morreu o maringaense ganhador de R$ 1 milhão do Nota Paraná, saiba o que acontece agora com o prêmio

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
3 Lidos

O primeiro sorteio de 2024 do Nota Paraná, contemplou um morador de Maringá. Ele ganhou o prêmio máximo de R$ 1 milhão, entretanto para surpresa de todos o consumidor já havia falecido.

O consumidor, era residente no bairro Zona 07 e participou da disputa com 27 bilhetes gerados a partir de 36 notas fiscais. O bilhete vencedor foi identificado com o número 17604359.

Depois do sorteio, a equipe do Nota Paraná iniciou uma busca pelo vencedor e recebeu uma notícia chocante: o novo milionário havia falecido há cerca de dois meses.

E agora o que acontece?

“Infelizmente a 8 anos a frente do programa Nota Paraná, realizando os sorteios nós não tínhamos nos deparados ainda com essa situação de não conseguir entregar o prêmio de um milhão de reais para o novo milionário de 2024, infelizmente chegando no endereço com a maior expectativa de dar a notícia para o ganhador fomos pegos de surpresa com essa notícia de que ele havia falecido, realmente muito triste,” Disse Marta Gambini, coordenadora geral do Projeto Nota Paraná para a equipe do Programa Primeiro Impacto (Rede Massa Maringá/SBT) na manhã desta sexta-feira, 12 de janeiro de 2024.

Ao ser interrogada pelo jornalista Evandro Mandadori sobre a persistência do CPF do falecido e se ele deveria ter sido removido do cadastro, Marta Gambini afirmou: “Exatamente, assim que uma pessoa falece, aqueles responsáveis pelo enterro devem informar à Receita Federal, cancelar o CPF e também comunicar ao Programa Nota Paraná para que possamos cancelar o cadastro do participante”.

As compras foram realizadas em setembro, o vencedor faleceu em outubro de 2023 e o sorteio ocorreu recentemente em janeiro de 2024. O cidadão de Maringá só pôde participar do sorteio porque as notas são de três meses atrás. De acordo com informações da coordenadora geral do Projeto Nota Paraná, a equipe encarregada do sorteio necessita desse prazo para calcular a arrecadação dos impostos.

O prêmio vai para quem?

A premiação será concedida à família do escolhido ou herdeiro? Segundo Marta Gambini, a lei 18.451/2015 que estabelece o Programa Nota Paraná deixa claro em seu segundo artigo: “A pessoa que adquirir produtos terá direito a créditos do tesouro”. Logo, é necessário que o indivíduo esteja vivo para receber o crédito, portanto, não será entregue no presente caso.

“A lei é clara ao afirmar que deve ser entregue apenas à pessoa, e por enquanto, não será entregue a ninguém”, destacou a coordenadora do Nota Paraná.

De acordo com informações obtidas pela equipe do Programa Primeiro Impacto, os próprios agentes do Programa Nota Paraná descobriram que o falecido não possuía mais herdeiros, pois seus filhos já faleceram e sua esposa, embora ainda viva, sofre de Alzheimer.

Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.