Prefeitura realiza ações em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
4 Lidos

Garantir a participação plena e proporcionar igualdade de oportunidades para todas as pessoas é compromisso da Prefeitura de Maringá. A gestão Ulisses Maia promoveu diversos avanços históricos e, de forma pioneira, criou a Secretaria da Pessoa com Deficiência, consolidando Maringá como uma cidade inclusiva. Neste domingo, 3, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura realizará a 1ª Caminhada da Inclusão da Pessoa com Deficiência. 

A mobilização começará às 8h30, em frente ao portão principal do Parque do Ingá, na Avenida São Paulo. A caminhada será no entorno do Parque, pela Avenida Anchieta. Também haverá diversas ações para a comunidade, como distribuição de pipoca, algodão doce, atividades físicas e Papai Noel para as crianças.  

Durante a semana, a Secretaria da Pessoa com Deficiência realizará outras ações e palestras em parceria com instituições. Na sexta-feira, 1º, a Prefeitura de Maringá e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência promovem a ′Mostra de Talentos da Pessoa com Deficiência′. A noite cultural será no Teatro Reviver Magó, a partir das 19h, com 10 apresentações de dança, música, teatro e poesia e participação de mais de 50 artistas PcDs. 

“As atividades programadas para essa semana reforçam as políticas públicas instituídas pela nossa gestão e que transformaram Maringá, tornando nossa cidade verdadeiramente inclusiva. Queremos despertar a atenção de toda a comunidade para que juntos possamos garantir visibilidade e oportunidades iguais para todos”, afirmou o prefeito Ulisses Maia. Ele lembra que, além da criação de uma secretaria específica, Maringá foi a primeira cidade do Paraná a incluir jovens aprendizes da Apae no serviço municipal. 

Para a secretária da Pessoa com Deficiência, Maria Elizabeth Dumont, a caminhada e a mostra de talentos proporcionam visibilidade e protagonismo para as pessoas com deficiência. “A programação especial e as políticas públicas desenvolvidas pela gestão municipal tem como objetivo tirar esse público da invisibilidade social, inseri-los na comunidade e fortalecer vínculos sociais e familiares”, afirmou. 

Avanços – Desde 2017, o município garantiu avanços com a criação de políticas públicas de inclusão nas áreas social, de esporte, educação, empregabilidade e outras. No esporte, 10% das vagas das turmas de natação, infantil e adulto, e hidroginástica do Centro Social Urbano (CSU) e do Centro Esportivo do Jardim Alvorada são para pessoas com deficiência. De forma inédita, o município também desenvolve projeto para crianças entre 6 e 12 anos com Transtorno do Espectro Autista no Centro Esportivo do Jardim Alvorada. São ofertadas turmas específicas para esse público com atividades de psicomotricidade no solo e psicomotricidade aquática.

O município também investe na formação de profissionais da rede municipal para inclusão e atendimento de crianças com deficiência nas unidades escolares. Na rede de saúde, há estrutura preparada para acolhimento e atendimento, o que inclui Clínica do Autismo e diversos outros serviços nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). 

As políticas públicas também envolvem as ações culturais, que contam com intérpretes de libras, áreas elevadas para pessoas com deficiência e outras iniciativas. A empregabilidade e ações para promover o acesso ao mercado de trabalho também são aspectos das políticas públicas inclusivas. Apenas neste ano, a Agência do Trabalhador intermediou 868 vagas de emprego para pessoas com deficiência e encaminhou 911 para entrevistas.

  • Paraná desenvolvimento
Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.